Notícias Notícias

Voltar

Ambulatório de Parkinson do HC recebe atividades educativas sobre disfagia

Disfagia é um transtorno na deglutição que vai da boca até o estômago gerando a dificuldade do transporte do alimento causando engasgos, cansaço e até infecções

O Ambulatório de Doença de Parkinson do Hospital das Clínicas da UFPE recebeu ação, na manhã de hoje (20), em comemoração à Semana Nacional de Atenção à Disfagia. O evento contou com roda de conversa sobre o tema e exercícios vocais para os pacientes de Parkinson que possuem mais riscos de sofrer com o transtorno. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A disfagia é um transtorno na deglutição que vai da boca até o estômago gerando a dificuldade do transporte do alimento causando engasgos, cansaço e até infecções respiratórias. “Essas funções de deglutição, voz e fala se integram e, muitas vezes, o paciente que tem dificuldade na fala provavelmente vai ter alguma dificuldade para engolir e isso ocorre principalmente no paciente que tem Parkinson, por isso é importante abordar esse tema’’, explicou a professora Luciana Rodrigues, do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE e integrante do projeto Pró-Parkinson do HC e da UFPE.

Os exercícios foram destinados também aos acompanhantes para que eles possam incentivar e reproduzir com os pacientes em casa. “Além de ser uma iniciativa positiva é também muito necessária, pois muitas pessoas têm dificuldades ao se alimentar. Esses exercícios ajudam a mastigar e engolir melhor o alimento e isso contribui para a qualidade de vida’’, afirmou Edenira Alves, que é acompanhante de paciente atendida no ambulatório.

Data da última modificação: 20/03/2019, 14:21