Alunos do Colégio de Aplicação embarcam amanhã (11) para intercâmbio na Argentina

Dez alunos do Colégio de Aplicação (CAp) do Centro de Educação (CE) da UFPE embarcam amanhã (11) para a Argentina, no segundo intercâmbio escolar internacional do CAp. Os estudantes do Ensino Médio que estudam a língua espanhola no colégio passarão pelas cidades de Buenos Aires e Córdoba, onde participarão de atividades pedagógicas e culturais. O grupo será acompanhado pelo professor de espanhol do CAp, Moacir da Hora Espar, pela professora de geografia do CAp Soênia Pacheco e pelo professor Hernani Loebler Campos.

Foto: Passarinho

Estudantes do CAp serão acompanhados por três professores

Após a estada cultural em Buenos Aires, os intercambistas e professores do CAp seguirão para Córdoba. No Colégio Nacional de Montserrat da Universidad Nacional de Córdoba, os alunos participarão de aulas e estudo de campo e de atividades culturais promovidas pela instituição. Os estudantes serão hospedados por famílias locais, que também poderão realizar atividades culturais.

Durante o intercâmbio, a comunicação será feita na língua espanhola, e os estudantes irão registrar a viagem em diários de bordo, que serão apresentados à equipe do CAp, após a viagem. O retorno do grupo ao Recife está marcado para o dia 28 deste mês. Parte dos gastos da viagem está sendo custeada pela UFPE.

No mês de outubro, alunos do Colégio Nacional de Montserrat que estudam a língua portuguesa virão ao Recife, como parte do projeto de intercâmbio. Eles serão hospedados nas casas dos dez estudantes do CAp que viajam à Argentina amanhã (11).

O projeto de intercâmbio escolar faz referência ao Protocolo de Intenções firmado entre a UFPE e a Universidad Nacional de Córdoba firmado em 2016. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do aluno por meio da integração de culturas, do entendimento e da aceitação da diversidade cultural. Além disso, o projeto visa à construção de parcerias educacionais que ajudem na formação dos jovens.

Professor Moacir da Hora Espar
moaedahora@hotmail.com