Alunos de Engenharia da Computação do CIn visitam laboratórios do Projeto CIn-Motorola

Alunos do 1º período do curso de Engenharia da Computação da UFPE tiveram a oportunidade única de adentrar os bastidores da parceria CIn-UFPE/Motorola, no dia 17 deste mês. Com as barreiras do sigilo industrial devidamente controladas e supervisionadas pelos coordenadores, gerentes e pessoal administrativo, os alunos conheceram operações e inovações tecnológicas que impulsionam a indústria de TI.

Foto: Ascom/CIn

Representantes das empresas e projetos, o professor Alexandre Mota (CIn) e alunos

Esta oportunidade inédita foi possível graças ao empenho dos coordenadores do projeto e da empresa em viabilizar a visita aos seus laboratórios e instalações. Essa oportunidade rara ofereceu aos alunos a chance de explorar de perto as mais recentes descobertas e desenvolvimentos tecnológicos em um ambiente real de produção.

Ao longo da visita, os alunos puderam testemunhar em primeira mão os processos complexos e as tecnologias de ponta empregadas pela empresa para criar soluções inovadoras que moldam o futuro. De sistemas robóticos a gaiolas de Faraday, os estudantes foram apresentados a um mundo onde a teoria acadêmica se transforma em produtos e serviços revolucionários.

“Esta ideia da visita é muito interessante. Os alunos quando entram no CIn ainda não têm muita noção das oportunidades possíveis de serem encontradas aqui”, disse Marcela Asfora, aluna do 5º período de Engenharia da Computação e monitora-bolsista da disciplina de Introdução à Programação. “Introdução à Programação é uma das disciplinas, ou talvez a única, que tenta sair do mundo puramente acadêmico. Nela, os alunos aprendem a criar um jogo e a controlar robôs reais. E agora com esta visita ao projeto CIn-Motorola, ajuda a expandir o horizonte dos alunos”.

No entanto, a visita não foi apenas sobre tecnologia de ponta. Os alunos também tiveram a oportunidade de interagir com engenheiros e profissionais experientes da empresa, fazendo perguntas e aprendendo com as respostas obtidas. “Essa troca de conhecimento entre a academia e a indústria mostra-se valiosa, uma vez que os alunos podem obter insights práticos sobre como aplicar seus estudos em um ambiente de trabalho real”, disse Alexandre Mota, professor de Introdução à Programação, coordenador responsável por esta primeira visita. “Nossa intenção é que essa experiência inspire os estudantes a buscarem a excelência acadêmica e a se prepararem para os desafios do mundo profissional”, destacou.

Embora as regras severas de sigilo da empresa normalmente impeçam a divulgação pública de seus processos internos, a iniciativa demonstra uma abertura notável para compartilhar conhecimento com a próxima geração de talentos em Engenharia. “Que excelente iniciativa de toda a equipe do CIn em proporcionar essa oportunidade para que nossos futuros talentos tenham a visibilidade da realidade que vão viver futuramente, trazendo o dia a dia dessa trajetória de excelência e de 20 anos de parceria com a Motorola. Consigo voltar a alguns bons anos atrás e lembrar o quanto foi importante e gratificante esse início da minha carreira, e foi exatamente dessa forma, onde pude conhecer a operação e trajetória da empresa, podendo fortalecer a minha decisão. Sou grata em poder fazer parte dessa excelência e desse momento, e que nossos futuros talentos tenham muito sucesso, se desenvolvam com garra, e nos tragam ainda mais inovações”, destacou Viviana Toledo, gerente sênior de Desenvolvimento de Software da Motorola Brasil.

“Parabéns ao CIn e a todos os envolvidos nesta iniciativa. Fico muito feliz em poder fazer parte deste momento. A experiência destes jovens futuros talentos com os laboratórios CIn-UFPE/Motorola é muito importante e vem reforçar ainda mais este ambiente de inovação e criação de novos talentos. Esta é mais uma prova de sucesso da nossa parceria técnico-científica, que vem ao longo destes mais de 20 anos promovendo inovações nas pesquisas e capacitação de novos talentos, beneficiando toda a região e o país”, afirmou Luiz Kawakami, gerente sênior P&D - Motorola Brasil.

À medida que os alunos retornam às suas salas de aula com novas perspectivas e motivação renovada, essa visita única permanecerá como um exemplo marcante de como a colaboração entre governo, universidade e empresa pode enriquecer a educação e preparar melhor os futuros profissionais para um cenário tecnológico em constante evolução.

Data da última modificação: 21/08/2023, 14:31