Notícias Notícias

Voltar

Ações do Janeiro Branco começam no HC alertando para o cuidado com a saúde mental e emocional

Atividades itinerantes, oferecimento de práticas integrativas complementares em saúde (Pics) e palestra estão no cardápio da campanha

As ações de cuidado com a saúde mental, que caracterizam a campanha Janeiro Branco, já começaram no Hospital das Clínicas da UFPE e vão se estender ao longo deste primeiro mês do ano. Atividades itinerantes, oferecimento de práticas integrativas complementares em saúde (Pics) e palestra estão no cardápio da campanha, que tem como objetivo alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional, sendo direcionadas aos colaboradores do HC.

As ações itinerantes começaram na última quarta-feira (10) e vão prosseguir com a ida da equipe de psicólogas da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP), da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST) e do Serviço de Psicologia a diversos setores do hospital. As atividades contam com o apoio da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do HC. “Através de ações preventivas é possível atenuar a incidência de transtornos mentais como ansiedade, depressão e estresse, que acometem boa parte da população”, explica a psicóloga organizacional do HC e uma das organizadoras da campanha, Ariadne Villarim, ao lado de Maria Auxiliadora Carvalho e Jéssica Sampaio.

A profissional salienta que a principal ideia do Janeiro Branco é conscientizar as pessoas da importância de cuidar da saúde mental e emocional. “Vamos também focar no combate ao preconceito em torno dessas questões oferecendo informações e recursos para ajudá-las na prevenção de possíveis transtornos mentais”, afirma Ariadne Villarim.

Nas ações itinerantes, está sendo divulgada uma ferramenta chamada Projeto de Vida Pessoal (PVP), que pode ajudar a direcionar ações diárias e na tomada de decisões a partir de um plano que a pessoa cria para si mesma para alcançar seus objetivos e sonhos.

“O PVP pode favorecer o encontro com o sentido da vida tão necessário para a qualidade de vida pessoal e profissional, já que, segundo o neuropsiquiatra Viktor Frankl, ‘nada proporciona melhor capacidade de superação e resistência aos problemas e dificuldades em geral do que a consciência de ter uma missão a cumprir na vida’”, destaca a psicóloga organizacional Maria Auxiliadora Carvalho, que ministra palestra sobre o tema, no dia 31, na Sala Residente Hely José Ferreira, no corredor administrativo, às 14h.

Na semana de 22 a 26 deste mês, a partir das 10h, serão realizadas sessões de Pics, como Pranayamas (práticas de respiração), aulas de alongamento e Lian Gong. Os interessados devem se inscrever por meio deste formulário on-line. 

Durante todo o mês, na Portaria 1, as pessoas também podem participar da “Árvore Interativa - O que você fez para cuidar da sua saúde mental hoje?", compartilhando a sua experiência. Os colaboradores também podem responder ao formulário de Escala de Estresse, com perguntas sobre sentimentos e pensamentos nos últimos 30 dias.

Programação das Pics para colaboradores do HC

22/1, às 10h - Pranayamas (práticas de respiração - 20 minutos), na sala de reunião da DivGP: cinco vagas

23/1, às 10h - Aula de alongamento, na Portaria 1

23/1, às 11h - Lian Gong, na Portaria 1: oito vagas

24/1, às 10h - Pranayamas (práticas de respiração - 20 minutos), na sala de reunião da DivGP: cinco vagas

25/1, às 10h - Aula de alongamento, na Portaria 1

26/1, às 10h - Lian Gong, na Portaria 1: oito vagas

Data da última modificação: 15/01/2024, 14:30