Ação “Celebrar 20 de Novembro: Consciência Negra” é realizada na próxima segunda-feira (20)

O “Celebrar 20 de Novembro: Consciência Negra”, ação didático-metodológica a ser realizada pela disciplina Educação Física Diversidade Relação Étnico-Racial na Escola, acontece, na próxima segunda-feira (20), das 13h às 17h, na quadra poliesportiva da Segel no Departamento de Educação Física, no Campus Recife da UFPE. O evento é gratuito e aberto ao público. A ação acontece no Dia da Consciência Negra, celebrando a data com ações de identificação com a educação das relações étnico-raciais numa dimensão antirracista.

A ação é organizada pelos estudantes, pelos monitores e pela professora Tereza França. Conta com a colaboração dos coletivos da disciplina Metodologia do Ensino das Práticas Lúdicas; da disciplina Seminário Interdisciplinar Vivências Didático-Pedagógicas na Escola; da disciplina Capoeira; da disciplina Metodologia do Ensino da Educação Física; da disciplina Lutas; e do Programa Residência Pedagógica, numa perspectiva interdisciplinar, assegurando a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão.

A programação é pluricultural, numa compreensão de que a consciência negra deve ser tomada por toda sociedade em sua diversidade cultural. Entre as atividades, estão abertura, apresentação do Afoxé Ará Omin, oficina de musicalidade com Paulo Sérgio Ogan e os Ogans do Terreiro de Pai Raminho de Oxóssi, aulão de capoeira, apresentações de Grupo de Maculelê, frevo, dança Afro e Grupo Obá Orin. Também haverá Mostra Recifense de Gastronomia: Ajeun, barracas de vendas de artesanatos das culturas negra e indígena. As roupas usadas durante as apresentações estarão demonstrando os trajes típicos de cada segmento cultural.

Durante a ação, o público pode doar 1kg de alimento não perecível para a Campanha de Arrecadação de Roupas e Alimentos para o Território Quilombo Mundo Novo Buíque – PE.

Conforme os organizadores, a disciplina Educação Física Diversidade Relação Étnico-Racial na Escola assume um compromisso político-social, materializando-se uma reparação histórica cultural com as ancestralidades. A disciplina qualifica, em unidade teórico-prática, a formação discente dos profissionais que estarão no mundo do trabalho exercendo a docência.

Professora Tereza França

tereza.franca@ufpe.br