Abertas inscrições para o Simpósio Nefro Osso que debaterá o distúrbio do metabolismo mineral e ósseo da doença renal crônica

Evento celebra os 20 anos do ambulatório do HC e promove atualização científica

As inscrições estão abertas para o Simpósio Nefro Osso 2023: Distúrbio do Metabolismo Mineral e Ósseo da Doença Renal Crônica (DMO-DRC): 20 anos em Pernambuco, que celebra as duas décadas do funcionamento do ambulatório do DMO-DRC do Hospital das Clínicas da UFPE. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, no Hotel Luzeiros, no Pina, sendo dirigido a nefrologistas (adulto/pediatra), médicos residentes da especialidade, estudantes e profissionais da área de saúde.

“O Nefro Osso foi idealizado para ser um momento de confraternização, agradecimento e atualização científica. Para isso, preparamos uma agenda contemplando os principais temas do DMO-DRC e outros assuntos de importância para a prática nefrológica. Nos dois dias de evento, receberemos os principais nomes nacionais do DMO-DRC, além de importantes referências nas áreas de Nefrologia, Cardiologia, Endocrinologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Nutrição”, destaca a médica nefrologista do HC e uma das organizadoras do evento, Ana Paula Gueiros, ao lado do também nefrologista José Edevanílson Gueiros.

A nefrologista ressalta que nestas duas décadas de atuação, o ambulatório de DMO-DRC do HC “contribuiu com a melhora da condição de saúde do paciente renal crônico, foi instrumento de treinamento de novos nefrologistas, além de ter fomentado a pesquisa nesta importante área do conhecimento nefrológico”.

O evento é dividido em sete módulos que contemplam assuntos fundamentais para o aprofundamento do conhecimento em DMO-DRC: Fósforo; Doença Óssea Adinâmica (DOA); Hiperpartireoidismo Secundário; Calcificação Vascular; Distúrbio Mineral nas doenças raras; conexão rim, osso e coração; e Osteoporose na DRC.

A programação, preços das inscrições e outras informações podem ser consultadas no site do evento. O simpósio é promovido pelo Instituto Farol de Ciência e Inovação e conta com o apoio da Área Assistencial de Nefrologia e da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HC.

Data da última modificação: 04/09/2023, 15:51