26ª Ciência Jovem abre inscrições

Feira de Ciências pernambucana recebe, até o fim do mês, inscrições de projetos de estudantes do Brasil e exterior

Da assessoria do Espaço Ciência

Estão abertas as inscrições para a 26ª Ciência Jovem. A Feira de Ciências pernambucana, promovida pelo Espaço Ciência há 26 anos, é uma das maiores e mais antigas do país. Até o final do mês, estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio e também professores de escolas públicas e privadas do Brasil e do exterior, podem inscrever seus projetos. Este ano, por conta da pandemia de Covid-19, a feira será realizada à distância, utilizando plataformas digitais, nos dias 11 a 13 de novembro.

Para esclarecer dúvidas e discutir formas de realizar as pesquisas durante a quarentena, a equipe de organização da Ciência Jovem promove um bate-papo ao vivo na próxima semana, no dia 10, por meio do canal do Espaço Ciência no YouTube. Novas informações sobre horário e link de acesso serão divulgadas em breve nas redes sociais do Museu.

Para as Feiras de Ciência afiliadas à 26ª Ciência Jovem, o prazo para registro de projetos vai até dia 15. Cada Feira pode indicar de um a três projetos de acordo com o seu alcance: escolar, municipal, estadual, regional, nacional ou internacional.

Uma das grandes preocupações do Espaço Ciência é com o processo de realização das pesquisas. “Um dos pilares da Ciência Jovem é que ela é a culminância de um processo que inicia na escola, com realização de pesquisas pelos estudantes durante o ano letivo. Mesmo com a quarentena, é possível realizar este trabalho”, afirma o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.

Para dar suporte aos professores e às equipes, a organização da Feira, além de realizar conversas ao vivo, está estabelecendo parceria com pesquisadores e professores universitários para darem apoio no acompanhamento dos projetos inscritos. “Estamos à disposição para ajudar as equipes em quaisquer dúvidas, orientações e dificuldades que tenham na realização de seus trabalhos”, completa Pavão.

Cada escola pode inscrever até dois projetos, em categorias diferentes. Cada projeto deve ser representado por um professor e dois alunos. Todos os inscritos serão submetidos a uma seleção, cujos resultados serão divulgados no dia 20 de setembro.

São seis categorias: Iniciação à Pesquisa, para alunos da Educação Infantil e Fundamental 1; Divulgação Científica, para estudantes do Fundamental 2; Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, voltadas ao Ensino Médio; e Francis Dupuis, para projetos do exterior. Além disso, educadores podem inscrever projetos na categoria Educação Científica e compartilhar experiência pedagógicas bem sucedidas.

A Ciência Jovem será realizada de 11 a 13 de novembro por meio de plataformas digitais. Este ano, cada equipe deverá enviar um vídeo de sua apresentação, com até cinco minutos, até dia 9 de outubro. Além disso, haverá um cronograma de apresentações em salas virtuais, que será divulgado após o dia 30 de outubro. Cerimônias de abertura e premiação; programação cultural/científica e outros eventos também serão realizados à distância.

Regulamento da 26ª Ciëncia Jovem

Formulário de Inscrição

Formulário de inscrição de projetos de feiras afiliadas

Data da última modificação: 03/08/2020, 17:50