Notícias Notícias

Voltar

13º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva recebe inscrições de trabalhos

Professores da UFPE participam da organização do evento e também atuarão como palestrantes

Quem tiver interesse em apresentar pesquisas no 13º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva (SBCMAC) pode submeter seus resumos até o dia 30 deste mês, por meio deste formulário. O evento ocorre de 25 a 27 de agosto deste ano, no Campus Recife da UFPE, mais precisamente no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg). Professores da UFPE participam da organização do evento e também atuarão como palestrantes.

Esta edição do simpósio promovido pela Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC) segue o tema “O amanhã é hoje: Água de chuva como matriz hídrica para todos”. Há sete subtemas para enquadramento dos trabalhos: Tecnologias sociais e disruptivas para produção de água de chuva para consumo humano; Água de chuva no contexto dos povos originários e a questão de gênero e raça; Água de chuva e gestão de recursos hídricos; Educação ambiental; Inovação e empreendedorismo voltado para água de chuva; Drenagem urbana e mudanças climáticas e Gestão ambiental e políticas públicas.

Ao fazer sua inscrição, cada pessoa pode submeter até quatro trabalhos e sugerir o tipo de apresentação (oral ou pôster), mas a decisão final cabe à comissão científica.

PALESTRAS – Além das sessões para apresentação de trabalhos, a programação do 13º SBCMAC conta com palestras, mesas-redondas e visitas técnicas. Entre os palestrantes, foram anunciadas as participações do diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Alexandre Pires; do coordenador-geral do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME), Sérgio Ayrimoraes; da diretora do Centro de Recursos Hídricos para la Agricultura y la Minería (CRHIAM) do Chile, Gladys Vidal Sáez; e dos pesquisadores Carlos Galvão (UFCG), Daniel Sant’Ana (UnB), Eduardo Cohim (UEFS), Haylla Rebecka (UFPE/Moverdes), Isabelle Câmara (UFPE/Pluvi), Ricardo Franci Gonçalves (UFES), Rodrigo Moruzzi (Unesp), Ronaldo Mendes (UFPA) e Rutineia Tassi (UFSM).

Mais informações
Site do 13º SBCMAC 
Instagram do evento @sbcmac.br 

Data da última modificação: 19/03/2024, 15:01