10ª edição da Feira de Leitura será realizada no Centro de Educação

A feira conta com minicursos realizados remotamente, bem como atividades presenciais

A 10ª edição da Feira de Leitura: Territórios Interculturais da Leitura conta com minicursos realizados remotamente, bem como atividades presenciais. Os minicursos tiveram início na última segunda-feira (30) e encerram amanhã (7). Enquanto isso, a programação presencial será iniciada no dia 28 deste mês até o dia 1º de dezembro, em que a Feira de Leitura será realizada no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O tema geral é “Bibliotecas em rede: caminhos da resistência, democracia e inclusão”. Além disso, o evento tem como homenageada a educadora Magda Soares, falecida em janeiro deste ano, que deixou grande legado na área de letramento e alfabetização.

Os quatro minicursos, realizados em formato digital, contam com a participação de mais de 300 inscritos. Em sua abordagem, são tratados temas relacionados a contação de histórias, mediação de leitura com livro ilustrado, língua de sinais e formação de professores. O primeiro encontro intitulado “O que conta no meu jeito de contar”, foi ministrado por Socorro Barros, que compartilhou sua experiência com a contação de histórias no grupo A Voz na Praça e na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). O segundo minicurso “Mediação literária do livro ilustrado: possível?”, teve como ministrante Patrícia Vasconcelos, da Editora Pó de Estrelas, para conversar sobre as peculiaridades presentes neste tipo de mediação.

Hoje (6), ocorre o minicurso sobre “Formação Cultural de professores”, ministrado pela professora Shirleide Cruz, da Universidade de Brasília (UnB). Já amanhã (7), às 14h, os professores Carlos Mourão e Cristiano Monteiro, vinculados à Licenciatura em Letras/Libras da UFPE, junto com os instrutores surdos Allisson Felipe e Rebekka Santos, ministrarão o minicurso “Gêneros da Literatura em Língua de Sinais”.

Quanto à programação presencial da Feira de Leitura, haverá exposições, seminários, mesas-redondas, atividades culturais, circuito infantil e feira de livros. A organização conta com a participação de grupos da UFPE, parceiros governamentais, bibliotecas comunitárias, editores, artistas, educadores Xukuru e outros grupos da sociedade civil.

Esta rede de articulações e parcerias tem permitido que a feira lance sementes que vão além dos muros acadêmicos. São frutos da feira eventos como a Feira Literária do Coque, o Festival Literário de Caranguejo Tabaiares, o Festival Literário dos Povos Xukuru e, este ano, pela primeira vez, o Festival Literário das Formiguinhas do MTST.

Instagram da Feira de Leitura
@feiradeleitura_ufpe