Experiência do HC em resolução de conflitos bioéticos em Cuidados Paliativos será relatada em hospital de Brasília

Em novembro, Josimário Silva já havia ministrado palestra acerca do tema em videoconferência para profissionais dos 40 hospitais universitários federais

O chefe do Serviço de Bioética Clínica, Josimário Silva, vai relatar a experiência do HC na palestra “Dilemas bioéticos em cuidados paliativos: estratégias para deliberação”, amanhã (17), no Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (UnB), unidade que integra a Rede Ebserh assim como o HC.

No final de novembro, Josimário Silva já havia ministrado palestra acerca do tema em videoconferência para profissionais dos 40 hospitais universitários federais da Rede Ebserh. O HC é o único hospital ligado à empresa estatal e um dos poucos universitários do Brasil a contar com o Serviço de Bioética Clínica.

Em suas palestras, Josimário destaca que situações comuns nos cuidados paliativos, como extubação paliativa, suspensão de tratamento fútil, diretivas antecipadas de vontade e autonomia do paciente, exigem não só o conhecimento técnico, mas acima de tudo ético para promover o melhor cuidado proporcional às necessidades do paciente. “Negligenciar o cuidado é negligenciar o próprio ser humano. O cuidado ético na assistência hospitalar é um dos maiores desafios contemporâneos”, completa.

Data da última modificação: 16/12/2019, 16:07