“Café com o Superintendente” apresenta balanço da gestão do HC de 2021 a 2023

Implantação do CPC, reabertura da Medicina Nuclear e instalação da Usina Fotovoltaica foram algumas das muitas realizações destacadas na apresentação

O balanço das ações realizadas no Hospital das Clínicas da UFPE de 2021 a 2023 marcou o Café com o Superintendente, realizado na manhã desta quarta-feira (13), no Anfiteatro 1. O encontro é bimestral e tem como objetivo informar sobre as principais ações da gestão aos gestores e líderes para que sejam repassadas às equipes. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Na pauta, o superintendente do HC, Filipe Carrilho, apresentou, por cerca de uma hora, diversas ações realizadas ao longo de sua gestão e agradeceu o empenho de todos os gestores e colaboradores pelas melhorias alcançadas e implantadas no hospital. “Sem vocês, não conseguiríamos. Obrigado pela parceria e dedicação em tornar o HC um hospital melhor”, disse.

Filipe Carrilho destacou a implantação do sistema de gestão hospitalar gratuito AGHUx, a escolha do HC como o projeto-piloto do Plano Diretor Físico Hospitalar (PDFH) da Ebserh e a adoção no novo organograma como as principais ações de 2021. No ano seguinte, ressaltou as medidas para ampliação da segurança, a inauguração do Centro de Pesquisa Clínica (CPC) e a vitória na votação de emenda participativa que proporcionou a instalação da Usina Solar Fotovoltaica.

Já em 2023, as ações destacadas foram a reabertura da Medicina Nuclear, a parceria pioneira no Brasil na interoperabilidade de sistemas de gestão entre o HC e a Ebserh com a Prefeitura do Recife; e a entrada do hospital no PAC com R$ 52 milhões previstos para cinco grandes obras estruturantes – duas delas já em fase de licitação. “Com as obras do PAC, o HC deixará de ser uma possibilidade para ser uma realidade, melhorando a assistência à sociedade, o ensino, a pesquisa e a inovação”, completou Filipe Carrilho.

Na apresentação, o superintendente salientou as diversas ações e estratégias para a sustentabilidade financeira do HC, como o aumento de receitas (com a ampliação da meta com o SUS, novas habilitações e contratualização interna) aliado à redução de despesas (com revisão de contratos, otimização de processos internos e melhoria da infraestrutura).

Outros pontos abordados no aspecto administrativo foram a realização de obras (como a da Maternidade a ser inaugurada); aquisição de equipamentos (como o densitômetro, a gama câmara e o tomógrafo, entre outros) e ampliação do quadro de funcionários.

Na Gerência de Ensino e Pesquisa, além da implantação e consolidação do CPC, outros destaques são a criação do Instituto Farol como apoiador de eventos e fomentador de parcerias, além de uma série de capacitações de preceptores e a maior estruturação à pesquisa e inovação.

A Gerência de Atenção à Saúde destacou-se com a assistência ambulatorial, com melhorias para o Espaço de Acolhimento a Pessoas Trans, a implantação dos ambulatórios de Triagem e de Navegação de Pacientes, a volta dos transplantes renais com doador falecido e a instalação do Serviço de Genética Médica.

“Esses foram anos de muito aprendizado e gratidão. Sempre estivemos à vontade para fazer o nosso melhor, graças ao comportamento da alta gestão, sempre aberta”, enalteceu o chefe do Setor de Gestão da Qualidade, Danylo Palmeira, que falou em nome dos demais gestores presentes.

Data da última modificação: 15/12/2023, 15:31