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UFPE avança na inovação e governança da pós-graduação com novas ferramentas de IA e diretrizes institucionais

O encontro discutiu ações estratégicas voltadas à modernização, inovação e excelência acadêmica da pós-graduação da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou, ontem (21), mais uma edição do Fórum de Coordenadores e Coordenadoras de Pós-Graduação, no Auditório João Alfredo, localizado no prédio da Reitoria. Conduzido pela pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro, o encontro reuniu coordenadores e secretarias de todos os Programas de Pós-Graduação (PPGs) da instituição para discutir ações estratégicas voltadas à modernização, à inovação e à excelência acadêmica da pós-graduação da UFPE.

Entre os principais temas da pauta, destacou-se a apresentação do andamento do projeto institucional que será submetido à chamada Capes Global, iniciativa nacional de fomento à internacionalização. A UFPE coordena a proposta intitulada “Tecnologias Convergentes para a Sustentabilidade, Inclusão e Cooperação Global”, além de participar como associada do projeto liderado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, “Caminhos Regionais para a Internacionalização: inovação sustentável para o bem-estar da sociedade”. Ambas as iniciativas reforçam a presença da UFPE em redes internacionais de pesquisa e inovação, com foco em sustentabilidade, inclusão e desenvolvimento global.

Outro destaque foi a apresentação da nova ferramenta de Inteligência Artificial desenvolvida pela Propg para apoiar os programas na atualização de seus regimentos internos, conforme a Resolução nº 13/2025 do Cepe/UFPE, que substitui a Resolução nº 19/2020 e passa a ser a norma principal da pós-graduação stricto sensu na Universidade. O sistema automatiza o preenchimento das minutas de regimento a partir de modelos baseados na nova resolução, garantindo padronização e celeridade no processo de adequação. Segundo a pró-reitora Carol Leandro, “a inteligência artificial tem sido uma aliada estratégica na qualificação da gestão e na simplificação de processos internos, permitindo que as equipes dediquem mais tempo à inovação acadêmica e à formação de excelência”.

Também foi apresentado o novo Dashboard de Recredenciamento Docente, que permitirá monitorar de forma automatizada e transparente o processo de recredenciamento de professores para o biênio 2025–2027. Os coordenadores discutiram ainda a consulta pública da Instrução Normativa (IN) sobre Ensino Híbrido, elaborada por uma comissão formada por representantes da Propg, da CPPG, dos PPGs e do corpo discente. A minuta define diretrizes para a adoção de modelos híbridos de ensino, alinhados às orientações da Capes e às demandas contemporâneas de flexibilidade e inovação pedagógica.

Outro tema central foi a proposta de Instrução Normativa para ingresso em fluxo contínuo, prevista na Resolução nº 13/2025, que permitirá o ingresso de novos discentes ao longo de até 12 meses após a publicação do resultado final do processo seletivo, desde que haja previsão no regimento interno do programa. A proposta institui o Edital Simplificado Específico para o Doutorado (ESED), que possibilita a avaliação de candidatos em períodos distintos, ampliando a autonomia dos programas sem comprometer o rigor acadêmico.

MONITORAMENTO – Na segunda parte da reunião, foi apresentado o Monitoramento da Autoavaliação e do Planejamento Estratégico dos PPGs-UFPE, que vem sendo aprimorado com o uso da Metodologia de Avaliação PROMPT (IA), desenvolvida em parceria com o Gemine/Google. A análise, conduzida pela Coordenação de Avaliação da Propg, examinou documentos disponíveis nos sites dos PPGs, considerando dimensões como integração entre autoavaliação e planejamento, cultura de engajamento, articulação com métricas da Capes, avaliação de egressos e impacto social.

O professor Diogo Vasconcelos, responsável pela Divisão de Planejamento Estratégico da Propg, destacou que a primeira rodada de análises foi “muito positiva, revelando o amadurecimento institucional dos programas”, mas ressaltou que ainda é preciso consolidar uma cultura permanente de autoavaliação e planejamento estratégico no cotidiano da pós-graduação. Para aprofundar essa discussão, a Propg promoverá, no dia 26 de novembro, o Fórum de Autoavaliação e Planejamento Estratégico, que contará com a presença do professor Walner Mamede (Capes) e uma série de oficinas práticas voltadas ao aprimoramento da gestão acadêmica.

Com essas iniciativas, a UFPE reafirma seu compromisso com a inovação tecnológica, a transparência e a excelência acadêmica, consolidando-se como referência nacional em políticas de pós-graduação orientadas por inteligência artificial, planejamento estratégico e internacionalização de alto impacto.

Data da última modificação: 22/10/2025, 16:58

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