A reportagem aborda como a sociedade pernambucana tem fortalecido os mecanismos de participação cidadã e fiscalização do poder público
A Rádio Paulo Freire, uma das emissoras do Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU) da UFPE, é finalista do 2º Prêmio Inaldo Sampaio de Jornalismo, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). O trabalho finalista é a reportagem especial “Mais participação, mais transparência: controle social ganha força e amplia a relação entre sociedade e instituições públicas em Pernambuco”, produzida pelo estudante de Rádio, TV e Internet Rivaldo Júnior, pelo jornalista e residente em Comunicação Popular Tarcísio Camêlo e pela jornalista Lívia Lima.
A reportagem aborda como a sociedade pernambucana tem fortalecido os mecanismos de participação cidadã e fiscalização do poder público. Entre os temas destacados estão a Lei de Acesso à Informação, o projeto Pernambuco Transparente, iniciativas de entidades civis como a Ameciclo, e o programa TCEndo Cidadania, do próprio Tribunal de Contas de Pernambuco.
Com entrevistas de especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil, o material mostra como a transparência e o controle social são fundamentais para ampliar a democracia e aproximar governo e população.
Para os produtores, estar entre os finalistas já é um reconhecimento da importância do jornalismo público e educativo. “É muito massa poder participar de outra premiação e representar a nossa Rádio [Paulo Freire] Agradeço muito aos jornalistas Tarcísio Camêlo e Lívia Lima por terem topado esse desafio. Esse resultado mostra a relevância de uma comunicação comprometida com a sociedade, dando voz a quem participa e fiscaliza o poder público”, destaca Rivaldo Júnior, um dos autores da reportagem e atualmente estagiário na Rádio Paulo Freire.
O Prêmio Inaldo Sampaio reconhece trabalhos jornalísticos que promovem a transparência, a cidadania e a boa governança pública. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 16 de outubro, no Recife.