Notícias Notícias

Voltar

Governo da França outorga insígnia de Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas a docentes da UFPE

A cerimônia de entrega ocorre neste sábado (29), às 18h30, na sede da Aliança Francesa Recife

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terá dois docentes homenageados com a mais alta distinção dedicada ao mundo acadêmico e educativo na França: a insígnia de Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas. A cerimônia de entrega ocorre neste sábado (29), às 18h30, na sede da Aliança Francesa Recife, no Derby, em evento fechado ao público. Na ocasião, serão agraciados os professores Fernanda Puça França, vice-diretora do Colégio de Aplicação (CAp); e Renato Athias, do Departamento de Museologia e Antropologia. 

A solenidade será conduzida pelo cônsul-geral da França no Recife, Serge Gas, que fará a entrega oficial das insígnias aos homenageados. Cada um deles será saudado com um discurso, ressaltando sua trajetória e suas contribuições na promoção do intercâmbio acadêmico, científico e cultural entre Brasil e França. Além de Athias e Fernanda, também receberão a comenda os professores Maria Patrícia Barros (IFSertãoPE) e Vilton Soares (IFMA).

A condecoração foi instituída em 1808, por Napoleão Bonaparte, e contempla professores, pesquisadores e personalidades que prestaram relevantes contribuições à educação, à cultura e à cooperação acadêmica. As Palmas Acadêmicas representam ainda um dos mais tradicionais reconhecimentos franceses destinados ao setor educacional.

Data da última modificação: 27/11/2025, 16:08

Inovação Inovação

Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).