Asset Publisher Asset Publisher

Back

Evento comemorativo marca os 70 anos da Editora UFPE

A programação inclui mesa de abertura, debate, lançamento coletivo de livros e conversa com autores. As atividades são abertas ao público

Os 70 anos de história da Editora UFPE estão sendo comemorados com evento especial, hoje (14), no Auditório Gilda Lins, em sua sede, no Campus Recife. A celebração, cujo tema é “Do chumbo ao bit, o livro sempre”, destaca a trajetória da editora, uma das pioneiras do cenário editorial universitário do Brasil. A programação inclui mesa de abertura, debate, lançamento coletivo de livros e conversa com autores. As atividades são abertas ao público.

Presente à mesa de abertura, nesta manhã, o reitor Alfredo Gomes destacou o papel social da Editora UFPE na disseminação do conhecimento, na preservação da memória e na ampliação do debate de ideias. “A Editora UFPE nasceu com uma missão clara e profundamente republicana: democratizar o conhecimento, garantir que a produção intelectual da Universidade chegasse à sociedade e fortalecer o papel da ciência na vida pública”, disse. “A Editora UFPE é hoje, portanto, mais do que uma instituição gráfica e editorial […]. Ela é um instrumento de liberdade intelectual, patrimônio cultural que dá forma aos esforços de pesquisadoras, pesquisadores, artistas, extensionistas, estudantes e movimentos sociais que dialogam com a Universidade”, ressaltou.

O slogan “Do chumbo ao bit, o livro sempre” sintetiza a trajetória da Editora UFPE. Inicialmente chamada de Imprensa Universitária, a editora foi fundada, em 1955, quando a UFPE ainda era a Universidade do Recife. Até os dias atuais, a Editora UFPE testemunhou diversas mudanças no cenário editorial, como o uso de diferentes suportes e técnicas de produção do livro, indo dos tipos móveis de chumbo na composição de obras em papel até as publicações digitais disponibilizadas em seu portal, que conta com acervo de mais de 600 e-books gratuitos.

“Esse momento, para nós, tem dois significados muito fortes. Primeiro, é um momento de reconhecimento, de gratidão”, afirmou o diretor da Editora UFPE, Junot Matos, em sua fala na abertura do evento. “No segundo ponto, é um momento de reflexão. Mais do que a festa, nos interessa pensar no hoje com o olho no amanhã. Que venham mais 70 anos, mas que venham mais 70 anos com a mesma ou uma maior competência”, completou.

Junot Matos também citou a importância dos livros em suporte papel e a chegada de novas tecnologias, como a digitalização e a inteligência artificial, que devem considerar questões éticas em seus usos. “Nós temos o maior orgulho de trabalharmos na democratização do conhecimento e de assumirmos, sempre mais, um olhar para aquilo que é a nossa responsabilidade social diante das demandas desses tempos que chamamos hoje”, defendeu.

A diretora da Regional Nordeste da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), Susane Barros, também participou da abertura do evento e comemorou as sete décadas da Editora UFPE, que vem “cumprindo o seu papel de difundir, eu digo sempre difundir, conhecimento porque a gente prepara os livros não apenas para os pares, mas principalmente para a sociedade. A gente tem esse papel, como editoras universitárias, de prestar contas à sociedade sobre o que está sendo investido na universidade”.

O evento alusivo aos 70 anos da Editora UFPE continua ao longo da tarde de hoje (14). A programação completa pode ser acessada no perfil da editora no Instagram.

*Foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE

Date of last modification: 14/11/2025, 17:15

Web Content Display Web Content Display

Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).

Web Content Display Web Content Display