O International Collegiate Programming Contest (ICPC) 2025 ocorreu de 31 de agosto a 5 de setembro
O Centro de Informática (CIn) da UFPE encerrou a participação na final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC) 2025 com o recebimento de Menção Honrosa. O evento aconteceu de 31 de agosto a 5 de setembro, em Baku, capital do Azerbaijão, reunindo equipes de universidades de todo o mundo. No ciclo competitivo de 2024-2025, a UFPE esteve representada nas Finais Mundiais pelo time “tamo las4”, formado pelos estudantes Gabriel Meireles, Pedro Queiroz e Sarah Melo, integrantes do MaratonaCIn. Eles foram treinados pelo professor Gustavo Carvalho junto aos co-treinadores Leonardo Silva e Tiago Gonçalves.
No ciclo competitivo 2024-2025, participaram 24.371 times, de 3.424 universidades (103 países). Desses, somente 140 times chegaram nas Finais Mundiais; cerca de 0,5%. Essa foi a décima sétima participação do CIn em Finais Mundiais do ICPC. O time da UFPE recebeu a Menção Honrosa, resolvendo 5 dos 12 problemas propostos, assim como outras instituições renomadas, como Duke University e Purdue University. O professor Gustavo Carvalho comemora os resultados: “Essa conquista reforça a qualidade da nossa formação, formando profissionais de classe mundial!”.
Sobre o ICPC
O International Collegiate Programming Contest (ICPC) é uma competição de programação multinível, baseada em equipes. A competição envolve uma rede global de universidades que organizam competições regionais que levam as equipes às Finais Mundiais do ICPC. Atualmente, somam-se mais de 3 mil universidades de mais de 103 países em seis continentes participantes. A competição estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a inovação na construção de novos programas de software, além de permitir que os alunos testem sua capacidade de trabalhar sob pressão. É a competição de programação mais antiga e prestigiada do mundo.
Sobre o MaratonaCIn
MaratonaCIn é o grupo de programação competitiva do Centro de Informática da UFPE, cujo principal foco é preparar alunos para participar de desafios de programação competitiva, como a Maratona de Programação (campeonato nacional de programação competitiva) e o International Collegiate Programming Contest (ICPC), que é a competição de programação de maior prestígio no mundo. O time tem uma grande tradição nestas competições, sendo o maior campeão no país, com 10 títulos nacionais, um título latino-americano na final mundial, além de uma grande quantidade de medalhas.
Sobre o CIn
Com mais de cinco décadas de trajetória, o CIn-UFPE é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com quatro cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Inteligência Artificial e Sistema de Informação – o centro contribui ao longo dos anos com a formação de mais de 2300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.