Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

UFPE e IMPA organizam Congresso de Matemática das Américas 2029

O Brasil sedia pela primeira vez o MCA, que vai ser realizado em julho, no Recife

O Brasil sedia, pela primeira vez, o Congresso de Matemática das Américas 2029 (MCA2029), principal evento da área no continente. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) vão organizar conjuntamente a conferência, que ocorre em julho de 2029, no Recife. Os coorganizadores do evento são o professor Roberto Capistrano, do Departamento de Matemática da UFPE; e Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

“Essa escolha reforça a descentralização de grandes eventos científicos, amplia o acesso da comunidade local e regional a um congresso de nível mundial e contribui para projetar o Recife como um centro estratégico de ciência e inovação nas Américas. Mais do que um evento, o MCA2029 no Recife só deixa clara a consolidação do Brasil como protagonista na matemática internacional”, avalia o professor Roberto Capistrano, da UFPE.

“O Recife reúne excelentes condições para a realização do Congresso de Matemática das Américas e tenho certeza de que a parceria do IMPA com a UFPE irá resultar em um evento que fará jus ao protagonismo das instituições brasileiras de pesquisa no cenário matemático do continente”, afirma Marcelo Viana, do IMPA.

O principal objetivo do MCA2029 é promover o intercâmbio científico entre pesquisadores das Américas e de outras regiões do mundo, reunindo diferentes áreas da matemática em um ambiente de alto nível acadêmico. O congresso será um espaço para a disseminação de resultados recentes, a construção de novas colaborações e o fortalecimento de redes internacionais de pesquisa. Além disso, o MCA deve estimular a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, jovens pesquisadores e diversos grupos, contribuindo para a renovação e a diversidade da comunidade matemática. “Outro ponto primordial é deixar um legado duradouro, tanto científico quanto institucional, fortalecendo programas de pesquisa, formação e cooperação nas Américas, em especial na América Latina", destaca Capistrano.

O primeiro MCA foi realizado em 2013, em Guanajuato, no México. O evento, que ocorre a cada quatro anos, já foi sediado em Montreal (Canadá), em 2017; Buenos Aires (Argentina), em 2021; e Miami (EUA), em 2025.

Fecha de la última modificación: 30/01/2026, 15:20

Visor de contenido web Visor de contenido web

Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).

Visor de contenido web Visor de contenido web

Visor de contenido web Visor de contenido web