O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou, em sessão ordinária realizada na última segunda-feira (1º), as seis indicações propostas para a Condecoração Paulo Freire, distinção honorífica instituída pela Universidade. A decisão, tomada após análise da Comissão designada para avaliar as candidaturas, reconhece propostas consideradas válidas e merecedoras por seu alinhamento com o legado pedagógico e cultural do educador pernambucano. A aprovação ocorre no âmbito da chamada pública feita pela UFPE este ano para a honraria, cujo reconhecimento envolve diploma e medalha e pode contemplar até oito indicações.
As indicações aprovadas foram:
1. Professora Flavianne Fernanda Bitencourt Nóbrega
Proposta pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPE. Flavianne Nóbrega é coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da Universidade, cuja metodologia se inspira na pedagogia freireana transformando comunidades vulnerabilizadas em protagonistas e auxiliando no acesso à justiça e defesa dos direitos coletivos. Tem artigos publicados sobre Paulo Freire e Direitos Humanos.
2. Professor José Paulino Peixoto Filho
Indicado pelo Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifafire), José Paulo atua como professor, educador e coordenador do curso de Pedagogia da instituição. Tem participação em diversos projetos educacionais, baseados nos princípios da pedagogia Paulo Freire. É um educador popular com atuação em movimentos populares principalmente da área de educação.
3. Professor e mestre de Capoeira Henrique “Tchê” Gerson Kohl
Proposto por Maria Fernanda de Barros Correia de Souza Leão, vice-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Jaboatão dos Guararapes. Henrique Kohl é docente vinculado ao Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, com atuação na cultura e educação em espaços populares e acadêmicos, promovendo ensino e salvaguarda da roda e ofício de mestre de capoeira, patrimônio cultural imaterial.
4. Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas
Candidatura apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Jaboatão dos Guararapes (Sinproja). A instituição se dedica à preservação e difusão da memória e do legado freireanos, desenvolvendo formação permanente de educadores e organizando colóquios internacionais e pré-colóquios Paulo Freire.
5. Professor José Batista Neto
Candidatura apresentada pelo Centro de Educação (CE), em parceria com a Cátedra Paulo Freire. José Batista é professor do CE, atuando principalmente na formação de novos docentes a partir da perspectiva freireana. Tem vasta produção acadêmica, com artigos publicados em periódicos de grande alcance.
6. Coletivo de Professores Esperançar
Proposto pela Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac, de Sertânia. Formado pelos professores João Henrique Lúcio de Souza; Walter Fabiano Santos Feitosa; Janilton Vicente Ferreira; Álvaro de Gois Melo; Edmaylsonn Jóia Leandro; Antônio Jorge de Siqueira; Edvânia Torres Aguiar Gomes; Maria do Carmo Martins Sobral; Mariana Zerbone Alves de Albuquerque; Emerson Tôrres Aguiar Gomes; Vanice Santiago Fragoso Selva, trata-se de um grupo de educadores formado em 2018 que participou da criação do Núcleo de Extensão e Cultura do Moxotó, Ipanema e Pajeú (Nemip/UFPE), na cidade de Sertânia, sendo esse o “motor intelectual e social” da interiorização da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Sertão do Moxotó, Ipanema e Pajeú, com a criação do Centro Acadêmico do Sertão (CAS).
A aprovação destas indicações representa o reconhecimento, por parte da Universidade, de esforços diversos na educação pública, na cultura popular e na formação docente, alinhados aos valores de emancipação e participação democrática inspirados na obra de Paulo Freire. O relatório da Comissão ressalta que todas as propostas avaliadas atendem aos critérios do edital, tanto para proponentes quanto para candidatos, e que as indicações aprovadas fazem jus ao legado do educador.
A cerimônia de outorga da Condecoração Paulo Freire será marcada posteriormente.