Noticias Noticias

Atrás

Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) debate democracia e geopolítica em evento no Recife

XVII Assembleia Geral e o XV Seminário Internacional do GCUB tem pré-evento com apresentações de Pernambuco, Colômbia, Itália, México e Estados Unidos

A abertura da XVII Assembleia Geral e do XV Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), realizada ontem (terça, 30), foi marcada por apresentações de instituições de ensino superior de Pernambuco, Colômbia, Itália, México e Estados Unidos. Esse primeiro dia também foi um espaço para representantes de organizações e iniciativas voltadas à cooperação internacional apresentarem oportunidades de parcerias. O evento, que este ano tem como anfitriã a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), trouxe o tema “Democracia, geopolítica e cooperação internacional universitária: construindo pontes para a paz e para a sustentabilidade global”. As atividades incluem paineis, conferência, palestras e sessões plenárias, vão até a sexta-feira (3) e são realizadas no Cais do Sertão. 

Para o reitor Alfredo Gomes, atual presidente do GCUB, receber o evento no Recife é uma oportunidade para universidades e institutos pernambucanos de ampliar sua inserção no contexto da cooperação e diplomacia acadêmica. “A universidade está em contato com representantes de 40 países, incluindo universidades e embaixadas. Daqui do Brasil, temos 105 universidades. Então, se você levar em consideração, nós temos 250 pessoas aqui, representando 150 instituições aproximadamente, países e, sobretudo, universidades. Eu avalio que é um momento único. Tem muito tempo que a gente não realiza um evento com reitores, embaixadores, diretores e diretoras de relações internacionais e estamos fazendo isso”, explicou.

Debater democracia é vista como essencial por Alfredo no contexto da cooperação internacional, para quem as universidades dependem de uma democracia forte para funcionar. “A cooperação internacional só existe quando você tem um sistema democrático em que as liberdades estão também constituídas, no sentido de que nós também somos instituições promotoras de paz. Somos promotoras de condições para que a convivência global se dê de forma mais adequada, num mundo em que você tem muitos países em guerras, como é o caso hoje, por exemplo, do genocídio que acontece em Gaza”, defende o reitor. Alfredo também destacou que as universidades formam gerações futuras, que são essenciais para afirmar os pilares de uma sociedade democrática.

A diretora de Relações Internacionais (DRI) da UFPE, Cristiane Costa, explica que o evento aumenta as oportunidades de mobilidade, pesquisa e troca de conhecimento entre instituições parceiras do GCUB e possibilita a realização de acordos, cooperação e memorandos para pesquisas conjuntas e mobilidade estudantil. “Isso amplia o leque de oportunidades na área de internacionalização, não só para a universidade, mas para toda a comunidade acadêmica que compõe a universidade”, exemplifica a professora.  Para ela, o espaço também traz a oportunidade de tratar temas importantes e propor soluções. “Todos esses temas são importantes para a gente poder ampliar o nosso conhecimento, poder repassar esses conhecimentos também para os nossos alunos e termos mais possibilidades de lidar com essas demandas, esses cenários internacionais que, de alguma forma, acabam envolvendo o Brasil também, como cenários que a gente encontra hoje de imigração, por exemplo”, explicou a diretora.

Confira aqui a programação completa da XVII Assembleia Geral e XV Seminário Internacional do GCUB.

*Foto de Widma Sandrelly / Ascom UFPE

Fecha de la última modificación: 01/10/2025, 17:30

Visor de contenido web Visor de contenido web

Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).

Visor de contenido web Visor de contenido web

Visor de contenido web Visor de contenido web

Visor de contenido web Visor de contenido web