XI Semana de Formação Pedagógica da UFPE debate Inteligência Artificial e práticas docentes
A programação do evento inclui palestras e debates sobre práticas pedagógicas, pesquisa e inovação
03/12/2025 12:13 Ascom
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza, nesta quarta-feira (3), a XI Semana de Formação Pedagógica, que este ano traz como tema “Inteligência Artificial na educação superior: possibilidades para a prática docente”. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e reúne gestores, docentes e pesquisadores no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), com transmissão ao vivo pelo canal da UFPE no YouTube.
A mesa de abertura do evento, realizada na manhã de hoje (3), contou com a participação do reitor Alfredo Gomes e da pró-reitora de Graduação, Magna Silva, além de representantes da Prograd, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), da Pró-Reitoria de Ações Estudantis (Proaes), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), do próprio CCEN e de coordenações de curso. A proposta foi apresentar as perspectivas institucionais sobre Inteligência Artifical e contextualizar a temática dentro das ações de formação docente.
Ao abrir o evento, a pró-reitora Magna Silva destacou o papel da Semana como espaço de debate sobre temas emergentes no campo universitário e lembrou que a edição deste ano ocorre de forma concentrada, com atividades ao longo de um único dia. Segundo ela, a proposta é levar à reflexão coletiva sobre o uso de tecnologias no ensino: “O objetivo é promover esse espaço de reflexão sobre um tema que esteja sendo de interesse de todos os docentes. Esse ano, o tema é inteligência artificial, possibilidades para a prática docente”.
O reitor Alfredo Gomes ressaltou o impacto da IA nas instituições de ensino superior e mencionou a criação, na UFPE, de uma comissão para discutir o tema de forma ampla. “Há uma preocupação com todas as dimensões importantes de utilização da inteligência artificial na universidade, não apenas do ponto de vista da sala de aula, mas também administrativo e curricular”, disse o reitor.
Além da mesa de abertura, a programação do evento inclui palestras e debates sobre práticas pedagógicas, pesquisa e inovação, com foco no impacto da inteligência artificial no ensino superior brasileiro.
A XI Semana de Formação Pedagógica busca fortalecer a formação continuada de professores, discutir tendências emergentes e contribuir para que a UFPE avance na construção de políticas institucionais relacionadas ao uso ético, crítico e integrado de tecnologias digitais.
Uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT).