As escolas interessadas em participar da iniciativa devem realizar o agendamento pela internet
O projeto de extensão Cineab, vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), acredita no audiovisual e na literatura como ferramentas potentes na construção de uma educação antirracista. O Neab é voltado para intervenções na educação básica (anos iniciais, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e para a formação de docentes. Um exemplo dessa atuação foi a realização da atividade 13 de maio – Abolição inconclusa.
Para participar da ação, 47 estudantes das escolas municipais Divino Espírito Santo e Professor Nilo Pereira visitaram o Centro de Educação (CE) da UFPE no dia 16 de maio, acompanhados pelos professores Milena Melo, Edmilson Silva Jr., Eduardo Castro e Maria Cecília Mota. O grupo foi recebido pela equipe do Neab, formada por professores e alunos dos cursos de Pedagogia, licenciatura em Letras, licenciatura em História e do curso de Rádio, TV e Internet.
Após a realização de dinâmicas para “quebrar o gelo”, foi lido o poema 13 de maio, de Oliveira Silveira, junto com uma explicação sobre o processo abolicionista brasileiro, que ainda se encontra em processo cultural e político de reparação histórica. Também foi apresentada a música 14 de maio, de Lazzo Matumbi, e foram exibidos dois documentários – “Luiz Gama: O Advogado da Liberdade” e “Conheça Luiz Gama, advogado negro fundamental para a abolição da escravidão” – e um vídeo extraído da rede social da autora Bárbara Carine. O evento ainda contou com um jogo de perguntas estilo “Verdadeiro ou falso”.
As escolas interessadas em participar do projeto de extensão Cineab devem realizar o agendamento através do formulário disponível no link da bio do perfil do Neab no Instagram (@neab.ufpe), com o mínimo de 20 dias de antecedência da data pretendida para o encontro. O Neab conta com uma gestão colegiada e é coordenado pela professora Dayse Cabral de Moura, autora dos livros infantojuvenis “A rainha Dandara e a beleza dos cabelos crespos”, “Oranyam e a grande pescaria” e “A menina, o tambor e o tempo”.
Mais informações
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) no Instagram @neab.ufpe
neab.ufpe@gmail.com
coordenacao.neab@ufpe.br