A graduação é resultado de uma reivindicação do Movimento Quilombola de Pernambuco
Nos dias 28 e 29 de novembro, o curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola Nego Bispo realizou atividades de encerramento do primeiro semestre letivo, representando um marco importante para a educação quilombola em Pernambuco e respondendo a uma demanda histórica dos movimentos sociais.
As aulas da primeira turma iniciaram em julho deste ano, distribuídas em quatro Núcleos Formativos estrategicamente localizados: Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão) - Campus Santa Maria da Boa Vista, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Garanhuns e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Campus Recife e Centro Acadêmico do Agreste (CAA), localizado em Caruaru, garantindo capilaridade e acesso aos estudantes de diferentes regiões do estado.
As atividades de conclusão do semestre foram realizadas simultaneamente em quatro territórios, articulando formação acadêmica e vivência comunitária quilombola:
- Centro de Educação (CE) da UFPE (Recife);
- Quilombo Carapótos (Caruaru);
- Quilombo do Castainho (Garanhuns), em parceria com o Primeiro Encontro Multicultural dos Estudantes do Agreste Meridional da Gerência Regional de Educação (GRE) Garanhuns;
- Quilombo Mata de São José (Orocó), integrado à programação da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jince) IFSertão.
O curso é resultado de uma reivindicação do Movimento Quilombola de Pernambuco e se concretiza através da parceria estreita com lideranças e grupos quilombolas comprometidos com a efetivação da Educação Escolar Quilombola no estado.
Uma característica distintiva do curso é seu aspecto interinstitucional, que reúne a UFPE, o IFSertão e o IFPE, com o apoio fundamental da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). Essa articulação fortalece a formação de educadores preparados para atuar na especificidade da educação escolar quilombola, respeitando os saberes ancestrais e as demandas das comunidades.
Para conhecer mais sobre as atividades do curso, acompanhe o Instagram @leeqnegobispo.