Inserção Social Inserção Social

O programa percebe seu impacto econômico, social e cultural de forma abrangente e com potencial para cumprir sua missão e consolidar o seu perfil.

As principais atividades serão apresentadas nas seguintes categorias:

 

1) IMPACTO EDUCACIONAL E CIENTÍFICO:

 

a) Realização do I Encontro de Saúde da Comunicação Humana no Ensino Fundamental, em 2020 com o subtema “Saúde da Comunicação Humana em tempos de pandemia”.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=udatxWvOWvA&t=2s 

b) Realização do II Encontro de Saúde da Comunicação Humana em 2021 com o subtema “Diálogos com a Atenção Básica à saúde”

Link: https://www.youtube.com/watch?v=3fOY_cUZ10I&t=1353s 

c) b) Realização do III Encontro de Saúde da Comunicação Humana em 2022 com o subtema “Avanços tecnológicos”

Link: https://www.youtube.com/watch?v=3fOY_cUZ10I&t=1353s 

 

2) IMPACTO SOCIOCULTURAL

 

Dentre as atividades desenvolvidas no programa com impacto sociocultural, destaca-se as atividades assistenciais à comunidade:

a. O Serviço de atendimento interdisciplinar no teste da linguinha: O serviço faz parte de um projeto de extensão coordenado pelo Professor Hilton Justino da Silva. Em 2019 o serviço atendeu aproximadamente 500 crianças, sendo referência no Estado de Pernambuco. Esse serviço conta com a parceria do Mestrado em Odontologia da UFPE.

Link: https://www.instagram.com/tlinguinhaufpe/

Projeto de Extensão “Interface da Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia: integralidade no atendimento ao paciente”: Projeto coordenado pela Professora Adriana de Oliveira Camargo Gomes, desenvolvido no Hospital das Clínicas de Pernambuco, em parceria com o Curso de Medicina do Departamento de Cirurgia da UFPE.

Projeto de Extensão “A Vez da Voz do idoso”: Projeto coordenado pela Professora Jonia Alves Lucena e desenvolvido no Núcleo de Assistência ao Idoso/Universidade Aberta à Terceira Idade (NAI/UNATI) da Universidade Federal de Pernambuco.

 

O projeto de extensão Pró-Parkinson Voz: Projeto coordenado pela professora Zulina Souza de Lira, vinculado ao programa de extensão Pró-Parkinson da UFPE, prestando atendimento a pessoas com doença de Parkinson e visa aos cuidados em saúde vocal executando atividades terapêuticas e lúdicas em prol da comunicação, da qualidade de vida e interação dos pacientes e seus acompanhantes.

Projeto de Extensão respirAÇÃO oral: ações interdisciplinares: Projeto coordenado pela professora Daniele Andrade da Cunha como o objetivo de realizar promoção de ações interdisciplinares nas áreas de Fonoaudiologia, Odontologia, Nutrição e Otorrinolaringologia para crianças e adolescentes com diagnóstico de Respiração Oral, uma média 100 pacientes beneficiados anualmente. As ações proporcionam disseminação de informações na comunidade sobre a respiração oral, aumentando a atenção e os cuidados necessários para a prevenção e minimização das consequências que a respiração oral pode trazer ao indivíduo.

Link: https://instagram.com/respiracaooral?igshid=1bqdxbwhb6mui

Serviço de referência para monitoramento e reabilitação auditiva e de linguagem para crianças de zero a cinco anos: Projeto coordenado pela professora Karina Paes Advincula e tem por objetivo promover a implantação do serviço de diagnósticos e monitoramento audiológicos para crianças que falharem na triagem auditiva universal.

A reabilitação vestibular em diferentes funções do equilíbrio:  Projeto coordenado pela professora Denise Costa Menezes, tem por objetivo proporcionar orientação e tratamento terapêutico nos casos de alterações de equilíbrio.

Promoção das diferentes habilidades cognitivo linguísticas em escolares das séries iniciais do ensino fundamental (FONOLETRANDO):  Projeto coordenado pela professora Bianca Arruda Machester de Queiroga, tem como objetivo promover as habilidades cognitivo-linguísticas em escolares do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I que não tenham desenvolvido as habilidades de leitura e escrita.