Web Content Display Web Content Display

O INTM tem uma forte vertente para atuação na área de materiais e fabricação, com atividades em áreas de soldagem, corrosão, engenharia de superfície, revestimentos, usinagem, ensaios mecânicos, caracterização de materiais e ensaios não destrutivos. Além disso, com a nova proposta, serão incluídas áreas de nanomateriais, materiais aplicados à engenharia aeroespacial, cerâmicas avançadas, polímeros e compósitos. Todos os segmentos listados, compõem ementas e conteúdo de disciplinas obrigatórias e/ou eletivas do curso de graduação em engenharia de materiais.  

Com a transferência de parte dos professores da área de materiais e fabricação do Departamento de Engenharia Mecânica para o INTM, uma consequência natural e apropriada foi o deslocamento do curso de Engenharia de Materiais (https://www.ufpe.br/coord-em), para o instituto, cujo corpo docente poderá integrar suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, por meio da construção do conhecimento envolvendo teoria e prática, integrados a tecnologias de ponta presentes no INTM, e com forte atuação em atividades de iniciação científica e integração com o setor industrial. Adicionalmente, os próximos passos referem-se ao ingresso separado do vestibular de forma unificada do Conjunto de Engenharias CTG, favorecendo, dessa forma, a criação de uma identidade para o curso de Engenharia de Materiais, que deixaria de ser a opção de refúgio daqueles que não ingressaram nos cursos pretendidos. Dessa forma, os alunos interessados no campo pesquisariam e, potencialmente, se identificariam com o curso de graduação.  

Uma consequência futura natural seria também a criação do Departamento de Engenharia de Materiais com aqueles docentes que compõe e atuam no curso de graduação em Engenharia de Materiais. 

Sob o ponto de vista de pós-graduação, o INTM já conta com o Programa em Associação em Engenharia Aeroespacial da Rede Nordeste Aeroespacial, que vem oferecendo 10 vagas semestralmente na modalidade de mestrado em Engenharia Aeroespacial (http://www.ufpe.br/ppgea). Outras pós-graduações em que o INTM atua é a Engenharia Mecânica (https://www.ufpe.br/ppgem), Ciência dos Materiais e Química através do seu corpo docente que trás suas pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas supracitados para seu cerne.  

 
 PROJETO COMPET 2025

 

O SOLDAMAT está concluindo mais uma etapa do projeto COMPET 2025 "Aplicação da Tecnologia de Manufatura Aditiva na Produção de Cabos de Alta resistência para Colheita Manual de Cana-de-Açúcar". 
Este projeto visa o desenvolvimento de ferramentas agrícolas aprimoradas, especialmente facões com cabos feitos de biocompósitos à base de bagaço de cana-de-açúcar. O projeto conta com a participação de estudantes de graduação dos cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia Naval, do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC) - CTG.

Coordenado pelo Professor Tiago Felipe, o projeto é desenvolvido no Instituto Nacional em União e Revestimento de Materiais (INTM), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com a Associação de Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), a qual é representada pelo Engenheiro Agrônomo Álvaro Rodrigues.

Alguns dos objetivos do projeto são:
* capacitar estudantes da área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Computação) no desenvolvimento de novos produtos por tecnologias de fabricação mecânica sustentáveis, incluindo também a formação técnico-científica destes estudantes em tecnologias de fabricação mecânica por meio da incorporação de técnicas e tecnologias sustentáveis para aplicação no setor produtivo; 
* reduzir falhas estruturais nas ferramentas de corte utilizadas na colheita da cana, aumentando a durabilidade e a produtividade destes componentes, diminuindo o desgaste físico dos trabalhadores e gerando menos interrupções no trabalho, essenciais para atender à demanda crescente por produtos derivados da cana. 
* inserir resíduos agroindustriais na economia circular, promovendo maior sustentabilidade na rota de produção da indústria sucroalcooleira ;

 

https://youtu.be/yoQH2LDygtc?si=3YVTqKEkTgEn-bkG&t=2