Professor do PRH 38.1 participa da 11ª edição do Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (PDPETRO)

A 11ª edição do Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis – PDPETRO, aconteceu em Belém, Pará, entre os dias 09 e 12 de novembro 2022. O evento contou com a participação de pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis, para discutir sobre o papel da indústria do petróleo na transição energética. O congresso ofereceu palestras, minicursos, mesa redonda e apresentações orais e pôster de trabalhos científicos. No evento, o Dr. Marcus André Silva, professor participante do PRH 38.1, apresentou o trabalho de conclusão de curso da graduação em oceanografia de sua orientanda (clique aqui para acessar a matéria completa), Maria Eduarda Ishimaru, e ex-bolsista do PRH 38.1, em formato de pôster, por meio de recursos financeiros fomentado pelo programa.

O trabalho apresentado é intitulado de ‘Modelagem numérica aplicada à dispersão de óleo na borda leste do Nordeste do Brasil’. A pesquisa utilizou o modelo langregeano de dispersão de óleo, MEDSLIK-II, de código aberto, para compreender o comportamento de uma pluma de óleo e gás considerando a sazonalidade das correntes de uma região na plataforma continental da Bahia, sob influência no transporte de diferentes tipos de óleo e processos de intemperismo. O artigo confirmou o uso de simulação por modelagem numérica como uma importante ferramenta que pode ser utilizada para auxiliar na elaboração de planos de contingência para o atendimento de emergências envolvendo vazamentos de óleo. O trabalho foi apresentando no primeiro dia do evento (09/11) na categoria de Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Sustentabilidade.

O Dr. Marcus também participou do encontro entre os coordenadores e professores visitantes de todos os PRHs/ANP das universidades brasileiras, promovido pelo PDPETRO.

Data da última modificação: 21/11/2022, 21:50