Notícias Notícias

Voltar

PRH38.1 tem o primeiro bolsista da Graduação de Oceanografia concluindo o ciclo de formação

 

O Programa de Formação de Recursos Humanos PRH-38.1–ANP–FINEP–UFPE divulga a defesa do trabalho de conclusão de curso da bolsista e aluna de Graduação em Oceanografia – Maria Eduarda Américo Ishimaru, que aconteceu na sexta-feira dia 21 de outubro do ano de 2022, às 09hs, no Auditório do CEERMA.

O trabalho teve orientação do Professor Marcus André Silva do Departamento de Oceanografia/CTG, que presidiu a banca examinadora, composta pelo Professor Márcio José das Chagas Moura– examinador externo e a MSC Syumara Queiroz de Paiva e Silva – examinador interno. O título e resumo do trabalho são descritos a seguir:

 

TÍTULO: MODELAGEM NUMÉRICA APLICADA À DISPERSÃO DE ÓLEO NA BORDA LESTE DO NORDESTE DO BRASIL

Resumo:

O rápido crescimento da produção mundial de petróleo e gás natural é motivo de atenção devido ao aumento de risco de ocorrerem derrames acidentais para o meio ambiente. Uma importante ferramenta que pode ser utilizada para auxiliar na elaboração de planos de contingência para o atendimento de emergências envolvendo vazamentos é a modelagem numérica da dispersão óleo. Através da simulação de diversos cenários, o comportamento da pluma de óleo e gás pode ser determinado, proporcionando agilidade para os tomadores de decisão. No trabalho foi realizado simulações com o modelo lagrangeano de dispersão de óleo, MEDSLIK-II, de código aberto, com o intuito de melhor compreender como a influência da sazonalidade das correntes da região influência no transporte de diferentes tipos de óleo. Processos de intemperismo, como evaporação e emulsificação, são extremamente sensível à composição química e viscosidade da mancha de óleo, e a compreensão desses processos são fundamentais para determinar o  comportamento do óleo quando derramado e a resposta da natureza ao impactos consequentes, assim como para determinar os esforços adequados de resposta ao derramamento de óleo, reduzindo os danos e auxiliando na limpeza e restauração.

Palavras-chave: Atlântico Tropical; Modelagem Matemática; Derrame de óleo; MEDSLIK-II.

Data da última modificação: 03/11/2022, 14:11