Visor de contenido web Visor de contenido web

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2025-2028

 

O planejamento estratégico do PPGCB para o próximo quadriênio mantém parte dos objetivos do quadriênio anterior, bem como inclui novas metas com base nos resultados do processo de autoavaliação:

 

1) Continuar incentivando discentes e docentes a ampliarem quantitativamente e qualitativamente a publicação de artigos científicos, mantendo a tendência de aumento da proporção de publicações com discentes/egressos.

 

2) Ampliar a internacionalização do PPGCB.

 

3) Continuar incentivando a entrada de novos docentes no PPGCB e promover a renovação do quadro de docentes, tendo em vista a previsão no aumento de descredenciamento voluntário de docentes devido à aposentadoria.

 

4) Dar suporte e incentivar aos novos docentes credenciados para que possam crescer cientificamente com o apoio do PPGCB. 

 

5) Continuar ampliando a proximidade do PPGCB com o setor empresarial. 

 

6) Ampliar a participação em projetos que contemplem a inter e multidisciplinaridade.

 

7) Incluir novas disciplinas transversais na estrutura curricular do PPGCB. 

 

8) Ampliar o envolvimento de discentes e docentes em ações de divulgação científica e valorização da ciência, explorando o projeto “Ciência itinerante: do litoral à Caatinga” e o programa “Conexões PPGCB”.

 

9) Ampliar a rede de colaboração científica do PPGCB, continuar a apoiar a realização de estágios pelos discentes por meio da verba PROEX.

 

10) Promover maior aproximação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPE com os discentes do PPGCB.

 

11) Investir esforços junto à instituição para melhoria das instalações físicas do PPGCB.

 

12) Promover capacitação aos docentes e discentes sobre a diversidade e importância das diferentes bases de dados bibliográficos e de citações.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2021-2024 (com resultados alcançados)

 

O PPGCB desenvolveu o seu planejamento estratégico em consonância com o Plano Institucional de Pós-Graduação (PIPG) 2021-2024 da UFPE. O PIPG considera que o funcionamento da Pós-Graduação deve considerar os pressupostos multidimensional, interdisciplinar, transdisciplinar e a integração com a sociedade. Ainda, afirma que os cursos de Pós-Graduação devem ter autonomia, continuidade e responsabilidade social, comprometidos com a formação humana, a cultura, a inclusão, o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável. Nessas perspectivas, o PPGCB elencou os seguintes objetivos, metas e ações/iniciativas:

 

1) Objetivo: Incentivar discentes e docentes a ampliarem quantitativamente e qualitativamente a publicação de artigos científicos, buscando sempre o aumento da produção científica com discentes em revistas classificadas nos estratos superiores do Qualis. Meta: Ampliar gradativamente o número de artigos Qualis A com discentes em comparação com o biênio 2017-2020. Ações/Iniciativas: Implementar a disciplina obrigatória de “Redação Científica” (cumprida); Promover palestras para os discentes sobre a importância e critérios na escolha de periódicos (cumprida); Premiar os discentes com as melhores publicações a cada ano (cumprida). Resultados observados: Como sinal de resultados neste âmbito, a produção de artigos com discente/egresso como autores correspondeu a 54,3% da produção global no quadriênio 2021-2024 (um aumento de 9,1% nesse índice em relação ao quadriênio anterior).

 

2) Objetivo: Ampliar a internacionalização do PPGCB. Meta: Aumentar o número de discentes realizando estágios no exterior e o intercâmbio de estudantes estrangeiros. Ações/Iniciativas: Apresentar o potencial do PPGCB em órgãos institucionais de outros países (a ser executada); Apoiar e orientar discentes na submissão de candidaturas a bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (cumprida); Renovar o acordo de cotutela entre o PPGCB e a UAdeC/México (cumprida). Resultados: No quadriênio 2021-204, 11 discentes realizaram estágios no exterior em programas de Doutorado Sanduíche (um aumento de 57% em relação ao quadriênio anterior). O PPGCB recebeu 3 estudantes de Doutorado e 1 estudante de Mestrado da UAdeC através do acordo de cotutela.

 

3) Objetivo: Incentivar a entrada de novos docentes no PPGCB, em consonância com a meta do PIPG-UFPE de aumentar em 10% o número de docentes da instituição inseridos em Programas de Pós-Graduação. Meta: Credenciar docentes da UFPE que ainda não estejam vinculados a outros PPGs (cumprida). Ações/Iniciativas: Estabelecer critérios de priorização em chamadas de credenciamento. Resultados: Foram vinculados novos docentes com atuação exclusiva no PPGCB.

 

4) Objetivo/Meta: Dar suporte e incentivar os novos docentes credenciados para que possam crescer cientificamente com o apoio do PPGCB. Ação/Iniciativa: Reservar parte da verba PROEX para conceder cota extra aos docentes recém-credenciados (cumprida). Resultados: Foram reservados R$ 16.000,00 da verba anual PROEX do Programa para uso pela coordenação em apoio a novos docentes.

 

5) Objetivo: Aumentar a proximidade do PPGCB com o setor empresarial. Metas: Aumentar o número de projetos em desenvolvimento em parceria com empresas e/ou que visem transferência de tecnologia. Ações/Iniciativas: Participar de feiras de negócios e festivais de tecnologia e empreendedorismo (cumprida); ofertar turmas da disciplina de Empreendedorismo Socioambiental do PPGCB (cumprida); apresentar aos discentes histórias de sucesso de egressos do PPGCB no setor empresarial (cumprida). Resultados: A disciplina eletiva de Empreendedorismo Socioambiental foi oferecida 3 vezes durante o quadriênio. Experiências de sucesso entre a Pós-Graduação e o setor empresarial foram apresentadas nas três edições do Encontro do PPGCB.

 

6) Objetivo: Conforme diretriz do PIPG-UFPE, ampliar a participação em projetos que contemplem a inter e multidisciplinaridade, a fim de contribuir para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia, transferindo métodos de uma área para outra, gerando novos conhecimentos e formando profissionais de forma integradora. Meta/Ação/Iniciativa: Submeter e aprovar propostas em editais da instituição e diferentes órgãos de fomento de temática transversal/interdisciplinar (cumprida). Resultados: Em 2020, o PPGCB já começou a implementar essa estratégia ao participar do projeto “Rede Interdisciplinar para Desenvolvimento de Materiais Autodescontaminantes com Estruturas Hierárquicas Ativo-Passivas voltados ao enfrentamento à Pandemia COVID19 e outros surtos e endemias (RIMA)” aprovado no Edital nº 09/2020 da CAPES, que envolve, além do PPGCB os Programas de Pós-Graduação em Química, em Ciência de Materiais, e em Ciência da Computação da UFPE. Em 2023, foi aprovado o projeto “Cartografia social e educação ambiental como aliadas da bioprospecção sustentável na Caatinga” no Programa de Ações Estratégicas Transversais na Pós-Graduação (PAET-PG) da UFPE. O projeto, contemplado com R$ 700.000,00, envolve 5 programas de Pós-Graduação da UFPE, incluindo o PPGCB.

 

7) Objetivo: Implementar nova estrutura curricular do PPGCB, dentro de uma proposta que contempla a interdisciplinaridade e a urgência da sociedade na resolução de problemas. Metas/Ações/Iniciativas: Conceber, aprovar e implementar a nova estrutura curricular no início do quadriênio 2021-2024 (cumprida). Resultados: A nova estrutura curricular entrou em vigor em abril de 2022.

 

8) Objetivo: Incluir disciplinas transversais na estrutura curricular do PPGCB. Meta: 1. Planejar e aprovar na CPPG proposta de disciplina transversal (cumprida). Ações/Iniciativas: Selecionar possíveis PPGs parceiros para criação de disciplinas dentro das temáticas idealizadas pelo PPG; 2. Realizar reuniões com os atores envolvidos (coordenações e docentes) com apoio da ProPG. Resultados: a disciplina transversal “Cartografia social, bioprospecção e educação ambiental”, envolvendo 5 PPGs, foi implementada em 2024.2, sendo ministrada nesse mesmo semestre.

 

9) Objetivo: Consolidar a inserção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 nas ações e pesquisas do PPGCB. Meta: Implementar estratégias de discussão sobre os ODS nas diversas atividades do PPGCB (cumprida). Ações/Iniciativas: Incluir, como critério de avaliação nos processos seletivos, a justificativa de aderência do projeto a pelo menos 1 ODS; incluir a abordagem dos ODS no conteúdo programático de disciplinas da nova estrutura curricular; realizar eventos e ações de extensão cuja temática esteja relacionada com os ODS.

 

10) Objetivo: Estimular o envolvimento de discentes e docentes em ações de divulgação científica e valorização da ciência. Metas: Realizar no mínimo 5 ações de divulgação/popularização/apoio à educação básica (cumprida). Ações/Iniciativas: Criar programa de extensão do PPGCB; estabelecer parcerias permanentes com museus, institutos e organizações sociais; estabelecer parcerias com escolas do ensino básico da RMR e do interior. Resultados: o programa “Conexões PPGCB” foi criado, sendo executadas 17 ações ao longo do quadriênio. O PPGCB também faz parte, junto com outros 5 PPGs, do subprojeto “Ciência itinerante: do litoral à Caatinga”, dentro do projeto da UFPE aprovado no Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) da CAPES.

 

11) Objetivo/Meta: Consolidar as atribuições da Comissão de Autoavaliação (CAA), instituída no final de 2020, de forma a adotar o processo de autoavaliação contínuo objetivando o aperfeiçoamento das ações do Programa (cumprida). Ações/Iniciativas: Definir as atribuições da comissão de autoavaliação no novo regimento interno; realizar reuniões regulares entre CAA e Conselho do Programa; estabelecer papel central da CAA na avaliação das apresentações de discentes durante o evento anual promovido pelo PPGCB. Resultados: a atuação da CAA durante o quadriênio está descrita no item do menu "Autoavaliação".

 

12) Objetivo/Meta: Ampliar a rede de colaboração científica do PPGCB (cumprida). Ações/Iniciativas: Ampliar a concessão de auxílio a discentes para a participação em congressos e estágios (editais internos); apresentar aos discentes novos grupos de pesquisa por meio das novas disciplinas obrigatórias (seminários); convidar pesquisadores para participarem no evento anual promovido pelo PPGCB. Resultados: além dos estágios no exterior, discentes do PPGCB também realizaram parte de suas pesquisas através de estágios nas seguintes instituições: Universidade de São Paulo, Universidade Estadual da Paraíba, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de São Paulo, Centro de Energia Nuclear na Agricultura/USP, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) e Universidade Estadual de Campinas.

 

STRATEGIC PLANNING 2025-2028

The strategic planning of PPGCB for the next four-year period maintains part of the goals from the previous cycle, while also including new objectives based on the results of the self-assessment process:

  1. Continue encouraging students and faculty to increase both the quantity and quality of scientific publications, maintaining the trend of increasing the proportion of publications involving students/alumni.
  2. Expand the internationalization of PPGCB.
  3. Continue encouraging the entry of new faculty members into PPGCB and promote the renewal of the faculty, considering the expected increase in voluntary disqualification of professors due to retirement.
  4. Support and encourage newly accredited faculty members so they can grow scientifically with the support of PPGCB.
  5. Continue to strengthen PPGCB’s relationship with the business sector.
  6. Increase participation in projects that involve inter- and multidisciplinary approaches.
  7. Include new transversal courses in PPGCB’s curriculum structure.
  8. Increase the involvement of students and faculty in science outreach and science appreciation activities, leveraging the project "Itinerant Science: from the coast to the Caatinga" and the program "PPGCB Connections."
  9. Expand PPGCB's scientific collaboration network and continue supporting student internships through PROEX funding.
  10. Promote closer engagement between UFPE’s Graduate Dean’s Office and PPGCB students.
  11. Advocate within the institution for improvements to PPGCB’s physical infrastructure.
  12. Provide training to faculty and students on the diversity and importance of different bibliographic and citation databases.

STRATEGIC PLANNING 2021-2024 (with achieved results)

PPGCB developed its strategic planning in line with UFPE's Institutional Graduate Plan (PIPG) 2021–2024. The PIPG considers that graduate programs should operate under multidimensional, interdisciplinary, transdisciplinary assumptions and be integrated with society. It also affirms that graduate programs should have autonomy, continuity, and social responsibility, committed to human development, culture, inclusion, social well-being, and sustainable development. Based on these perspectives, PPGCB listed the following goals, targets, and actions/initiatives:

  1. Goal: Encourage students and faculty to increase both the quantity and quality of scientific publications, always aiming to increase scientific output with student involvement in journals classified in the upper Qualis tiers. Target: Gradually increase the number of Qualis A articles with student participation compared to the 2017–2020 biennium. Actions/Initiatives: Implement the mandatory course “Scientific Writing” (achieved); promote lectures for students on the importance and criteria for choosing journals (achieved); award students with the best publications each year (achieved). Observed Results: As an indicator of success in this area, the share of publications with student/alumni authors reached 54.3% of total output in the 2021–2024 period (a 9.1% increase over the previous cycle).
  2. Goal: Expand the internationalization of PPGCB. Target: Increase the number of students undertaking internships abroad and exchange of foreign students. Actions/Initiatives: Present PPGCB’s potential to institutional bodies in other countries (to be implemented); support and guide students in applying for Sandwich Doctorate scholarships abroad (achieved); renew the co-tutelle agreement between PPGCB and UAdeC/Mexico (achieved). Results: In the 2021–2024 period, 11 students completed international internships through Sandwich Doctorate programs (a 57% increase compared to the previous cycle). PPGCB received 3 PhD students and 1 Master's student from UAdeC under the co-tutelle agreement.
  3. Goal: Encourage the admission of new faculty to PPGCB, in line with the PIPG-UFPE goal of increasing by 10% the number of faculty involved in Graduate Programs. Target: Accredit UFPE faculty not yet affiliated with any Graduate Programs (achieved). Actions/Initiatives: Establish prioritization criteria in accreditation calls. Results: New faculty members were admitted, with exclusive roles within PPGCB.
  4. Goal/Target: Support and encourage newly accredited faculty members so they can grow scientifically with the help of PPGCB. Action/Initiative: Reserve part of the PROEX budget to grant additional funds to newly accredited faculty (achieved). Results: R$16,000.00 of the annual PROEX budget was reserved for the program coordination to support new faculty members.
  5. Goal: Increase PPGCB's engagement with the business sector. Targets: Increase the number of projects developed in partnership with companies and/or focused on technology transfer. Actions/Initiatives: Participate in business fairs and technology and entrepreneurship festivals (achieved); offer courses in “Socio-Environmental Entrepreneurship” (achieved); present successful alumni stories from the business sector (achieved). Results: The elective course on Socio-Environmental Entrepreneurship was offered 3 times during the period. Success stories were shared during the three editions of the PPGCB Meeting.
  6. Goal: In line with PIPG-UFPE guidelines, increase participation in projects involving inter- and multidisciplinary approaches to advance scientific and technological boundaries by transferring methods between areas, generating new knowledge, and fostering integrative training. Target/Action/Initiative: Submit and approve proposals in institutional and external calls for interdisciplinary projects (achieved). Results: In 2020, PPGCB began implementing this strategy by participating in the project “Interdisciplinary Network for the Development of Self-Decontaminating Materials with Hierarchical Active-Passive Structures to Combat COVID-19 and Other Outbreaks and Endemics (RIMA),” approved in CAPES Call No. 09/2020. The project involved PPGCB and other UFPE graduate programs in Chemistry, Materials Science, and Computer Science. In 2023, the project “Social Cartography and Environmental Education as Allies for Sustainable Bioprospecting in the Caatinga” was approved under UFPE’s PAET-PG, receiving R$700,000.00 and involving five graduate programs, including PPGCB.
  7. Goal: Implement a new PPGCB curriculum structure, based on an interdisciplinary approach and aimed at solving societal issues. Target/Actions/Initiatives: Design, approve, and implement the new curriculum at the start of the 2021–2024 period (achieved). Results: The new curriculum came into effect in April 2022.
  8. Goal: Include transversal subjects in PPGCB’s curriculum. Target: 1. Plan and approve a transversal subject proposal in the CPPG (achieved). Actions/Initiatives: Select potential partner graduate programs for joint subject creation; 2. Hold meetings with stakeholders (coordinators and faculty), supported by the Graduate Dean’s Office. Results: The transversal course “Social Cartography, Bioprospecting, and Environmental Education,” involving five graduate programs, was implemented in the second semester of 2024.
  9. Goal: Consolidate the integration of the Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda in PPGCB’s activities and research. Target: Implement strategies to discuss SDGs in various PPGCB activities (achieved). Actions/Initiatives: Include SDG alignment as a selection criterion in application processes; incorporate SDGs into course syllabi; organize events and outreach actions related to the SDGs.
  10. Goal: Encourage the involvement of students and faculty in science outreach and science appreciation. Target: Conduct at least 5 actions of outreach/popularization/support for basic education (achieved). Actions/Initiatives: Create a PPGCB extension program; establish ongoing partnerships with museums, institutes, and social organizations; partner with basic education schools in the metropolitan region and countryside. Results: The “PPGCB Connections” program was created, carrying out 17 actions during the cycle. PPGCB is also part of the project “Itinerant Science: from the coast to the Caatinga” with five other graduate programs, under the UFPE project approved in the CAPES PROEXT-PG Program.
  11. Goal/Target: Consolidate the responsibilities of the Self-Assessment Commission (CAA), established at the end of 2020, to implement a continuous self-assessment process aimed at improving the program's actions (achieved). Actions/Initiatives: Define CAA's responsibilities in the new internal regulations; hold regular meetings between CAA and the Program Council; give CAA a central role in evaluating student presentations during the annual PPGCB event. Results: The CAA’s work during the cycle is described in item "Autoavaliação" of the site menu.
  12. Goal/Target: Expand PPGCB’s scientific collaboration network (achieved). Actions/Initiatives: Increase support to students for participation in conferences and internships (internal calls); introduce students to new research groups through mandatory seminar courses; invite researchers to the annual PPGCB event. Results: In addition to international internships, PPGCB students conducted part of their research at the following institutions: University of São Paulo, State University of Paraíba, National Center for Research in Energy and Materials, Federal University of Rio Grande do Sul, Federal University of Viçosa, Federal University of São Paulo, Nuclear Energy Center in Agriculture/USP, Carlos Chagas Filho Biophysics Institute (UFRJ), and University of Campinas.

PLANIFICACIÓN ESTRATÉGICA 2025-2028

 

La planificación estratégica del PPGCB para el próximo cuatrienio mantiene parte de los objetivos del cuatrienio anterior, así como incluye nuevas metas basadas en los resultados del proceso de autoevaluación:

 

  1. Continuar incentivando a los estudiantes y docentes a ampliar cuantitativa y cualitativamente la publicación de artículos científicos, manteniendo la tendencia de aumento en la proporción de publicaciones con estudiantes/egresados.
  2. Ampliar la internacionalización del PPGCB.
  3. Continuar incentivando la incorporación de nuevos docentes al PPGCB y promover la renovación del cuerpo docente, considerando la previsión de un aumento en las desvinculaciones voluntarias debido a jubilaciones.
  4. Brindar apoyo e incentivo a los nuevos docentes acreditados para que puedan desarrollarse científicamente con el apoyo del PPGCB.
  5. Continuar ampliando la cercanía del PPGCB con el sector empresarial.
  6. Ampliar la participación en proyectos que contemplen la inter y multidisciplinariedad.
  7. Incluir nuevas asignaturas transversales en la estructura curricular del PPGCB.
  8. Ampliar la participación de estudiantes y docentes en acciones de divulgación científica y valorización de la ciencia, aprovechando el proyecto “Ciencia itinerante: del litoral al Sertón” y el programa “Conexiones PPGCB”.
  9. Ampliar la red de colaboración científica del PPGCB, continuar apoyando la realización de pasantías por parte de los estudiantes a través de fondos PROEX.
  10. Promover una mayor aproximación entre la Pró-Reitoría de Posgrado de la UFPE y los estudiantes del PPGCB.
  11. Realizar gestiones junto a la institución para mejorar las instalaciones físicas del PPGCB.
  12. Promover la capacitación de docentes y estudiantes sobre la diversidad e importancia de las diferentes bases de datos bibliográficas y de citaciones.

 

PLANIFICACIÓN ESTRATÉGICA 2021-2024 (con resultados alcanzados)

 

El PPGCB desarrolló su planificación estratégica en consonancia con el Plan Institucional de Posgrado (PIPG) 2021-2024 de la UFPE. El PIPG considera que el funcionamiento del Posgrado debe basarse en los supuestos multidimensional, interdisciplinar, transdisciplinar y en la integración con la sociedad. Además, afirma que los cursos de Posgrado deben tener autonomía, continuidad y responsabilidad social, comprometidos con la formación humana, la cultura, la inclusión, el bienestar social y el desarrollo sostenible. Desde estas perspectivas, el PPGCB estableció los siguientes objetivos, metas y acciones/iniciativas:

 

  1. Objetivo: Incentivar a estudiantes y docentes a ampliar cuantitativa y cualitativamente la publicación de artículos científicos, buscando siempre aumentar la producción científica con participación estudiantil en revistas clasificadas en los estratos superiores del Qualis. Meta: Aumentar gradualmente el número de artículos Qualis A con estudiantes en comparación con el bienio 2017-2020. Acciones/Iniciativas: Implementar la asignatura obligatoria “Redacción Científica” (cumplida); promover conferencias para estudiantes sobre la importancia y los criterios para la elección de revistas (cumplida); premiar a los estudiantes con las mejores publicaciones cada año (cumplida).
    Resultados observados: Como señal de los resultados en este ámbito, la producción de artículos con autoría de estudiantes/egresados correspondió al 54,3% de la producción global en el cuatrienio 2021-2024 (un aumento del 9,1% en comparación con el cuatrienio anterior).
  2. Objetivo: Ampliar la internacionalización del PPGCB. Meta: Aumentar el número de estudiantes realizando pasantías en el exterior y el intercambio de estudiantes extranjeros.
    Acciones/Iniciativas: Presentar el potencial del PPGCB en organismos institucionales de otros países (a ejecutar); apoyar y orientar a los estudiantes en la postulación a becas de Doctorado Sandwich en el extranjero (cumplida); renovar el acuerdo de cotutela entre el PPGCB y la UAdeC/México (cumplida). Resultados: En el cuatrienio 2021-2024, 11 estudiantes realizaron pasantías en el exterior en programas de Doctorado Sandwich (un aumento del 57% con respecto al cuatrienio anterior). El PPGCB recibió a 3 estudiantes de Doctorado y 1 estudiante de Maestría de la UAdeC a través del acuerdo de cotutela.
  3. Objetivo: Incentivar la incorporación de nuevos docentes al PPGCB, en consonancia con la meta del PIPG-UFPE de aumentar en un 10% el número de docentes de la institución vinculados a Programas de Posgrado.Meta: Acreditar a docentes de la UFPE que aún no estén vinculados a otros programas de posgrado (cumplida). Acciones/Iniciativas: Establecer criterios de priorización en las convocatorias de acreditación.
    Resultados: Se incorporaron nuevos docentes con actuación exclusiva en el PPGCB.
  4. Objetivo/Meta: Brindar apoyo e incentivo a los nuevos docentes acreditados para que puedan desarrollarse científicamente con el apoyo del PPGCB. Acción/Iniciativa: Reservar parte del presupuesto PROEX para otorgar cuotas adicionales a los docentes recién acreditados (cumplida). Resultados: Se reservaron R$ 16.000,00 del presupuesto anual PROEX del Programa para uso de la coordinación en apoyo a nuevos docentes.
  5. Objetivo: Aumentar la proximidad del PPGCB con el sector empresarial. Metas: Aumentar el número de proyectos en desarrollo en asociación con empresas y/o que busquen la transferencia de tecnología. Acciones/Iniciativas: Participar en ferias de negocios y festivales de tecnología y emprendimiento (cumplida); ofrecer clases de la asignatura de Emprendimiento Socioambiental del PPGCB (cumplida); presentar a los estudiantes casos de éxito de egresados del PPGCB en el sector empresarial (cumplida).
    Resultados: La asignatura optativa de Emprendimiento Socioambiental fue ofrecida 3 veces durante el cuatrienio. Se presentaron experiencias exitosas entre el Posgrado y el sector empresarial en las tres ediciones del Encuentro del PPGCB.
  6. Objetivo: Según la directriz del PIPG-UFPE, ampliar la participación en proyectos que contemplen la inter y multidisciplinariedad, con el fin de contribuir al avance de las fronteras de la ciencia y la tecnología, transfiriendo métodos de un área a otra, generando nuevos conocimientos y formando profesionales de forma integradora. Meta/Acción/Iniciativa: Presentar y aprobar propuestas en convocatorias de la institución y diferentes órganos de fomento con temática transversal/interdisciplinaria (cumplida). Resultados: En 2020, el PPGCB ya comenzó a implementar esta estrategia al participar del proyecto “Red Interdisciplinaria para el Desarrollo de Materiales Autodescontaminantes con Estructuras Jerárquicas Activo-Pasivas orientadas al enfrentamiento de la pandemia de COVID-19 y otros brotes y endemias (RIMA)” aprobado en la Convocatoria Nº 09/2020 de CAPES, que involucra, además del PPGCB, a los Programas de Posgrado en Química, Ciencia de los Materiales y Ciencia de la Computación de la UFPE. En 2023 fue aprobado el proyecto “Cartografía social y educación ambiental como aliadas de la bioprospección sostenible en el Sertón”, en el marco del Programa de Acciones Estratégicas Transversales en el Posgrado (PAET-PG) de la UFPE. El proyecto, beneficiado con R$ 700.000,00, involucra a cinco programas de Posgrado de la UFPE, incluido el PPGCB.
  7. Objetivo: Implementar una nueva estructura curricular del PPGCB, dentro de una propuesta que contemple la interdisciplinariedad y la urgencia de la sociedad en la resolución de problemas. Metas/Acciones/Iniciativas: Diseñar, aprobar e implementar la nueva estructura curricular al inicio del cuatrienio 2021-2024 (cumplida).
    Resultados: La nueva estructura curricular entró en vigor en abril de 2022.
  8. Objetivo: Incluir asignaturas transversales en la estructura curricular del PPGCB.
    Meta: 1. Planificar y aprobar en la CPPG la propuesta de asignatura transversal (cumplida). Acciones/Iniciativas: Seleccionar posibles programas socios para la creación de asignaturas dentro de las temáticas ideadas por el PPG; 2. Realizar reuniones con los actores involucrados (coordinaciones y docentes) con apoyo de la ProPG.
    Resultados: La asignatura transversal “Cartografía social, bioprospección y educación ambiental”, que involucra a 5 programas de posgrado, fue implementada en el semestre 2024.2, siendo impartida en ese mismo período.
  9. Objetivo: Consolidar la inserción de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) de la Agenda 2030 en las acciones e investigaciones del PPGCB. Meta: Implementar estrategias para discutir los ODS en las diversas actividades del PPGCB (cumplida). Acciones/Iniciativas: Incluir, como criterio de evaluación en los procesos selectivos, la justificación de la adherencia del proyecto a al menos un ODS; incluir el abordaje de los ODS en el contenido programático de asignaturas de la nueva estructura curricular; realizar eventos y acciones de extensión cuya temática esté relacionada con los ODS.
  10. Objetivo: Estimular la participación de estudiantes y docentes en acciones de divulgación científica y valorización de la ciencia. Metas: Realizar al menos 5 acciones de divulgación/popularización/apoyo a la educación básica (cumplida).
    Acciones/Iniciativas: Crear un programa de extensión del PPGCB; establecer asociaciones permanentes con museos, institutos y organizaciones sociales; establecer alianzas con escuelas de educación básica de la RMR y del interior.
    Resultados: Se creó el programa “Conexiones PPGCB”, ejecutándose 17 acciones a lo largo del cuatrienio. El PPGCB también forma parte, junto con otros 5 programas de posgrado, del subproyecto “Ciencia itinerante: del litoral al Sertón”, dentro del proyecto de la UFPE aprobado en el Programa de Extensión de la Educación Superior en Posgrado (PROEXT-PG) de CAPES.
  11. Objetivo/Meta: Consolidar las atribuciones de la Comisión de Autoevaluación (CAA), instituida a finales de 2020, para adoptar el proceso de autoevaluación continua con el fin de mejorar las acciones del Programa (cumplida). Acciones/Iniciativas: Definir las atribuciones de la comisión de autoevaluación en el nuevo reglamento interno; realizar reuniones regulares entre la CAA y el Consejo del Programa; establecer un papel central de la CAA en la evaluación de las presentaciones de estudiantes durante el evento anual promovido por el PPGCB. Resultados: La actuación de la CAA durante el cuatrienio está descrita en el ítem “Autoavaliação” del menu de la página.
  12. Objetivo/Meta: Ampliar la red de colaboración científica del PPGCB (cumplida).
    Acciones/Iniciativas: Ampliar la concesión de ayudas para estudiantes para participación en congresos y pasantías (convocatorias internas); presentar a los estudiantes nuevos grupos de investigación a través de las nuevas asignaturas obligatorias (seminarios); invitar a investigadores para participar en el evento anual promovido por el PPGCB. Resultados: Además de las pasantías en el extranjero, estudiantes del PPGCB también realizaron parte de sus investigaciones mediante pasantías en las siguientes instituciones: Universidad de São Paulo, Universidad Estatal de Paraíba, Centro Nacional de Investigación en Energía y Materiales, Universidad Federal de Río Grande del Sur, Universidad Federal de Viçosa, Universidad Federal de São Paulo, Centro de Energía Nuclear en la Agricultura/USP, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) y Universidad Estatal de Campinas.