Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde (PPGBAS)
Internacionalización
Internacionalização
A internacionalização é um pilar estratégico para a UFPE, conforme estabelecido no seu Plano de Internacionalização (2017-2027).
O PPGBAS tem na internacionalização um dos seus aspectos positivos, onde os docentes do NP apresentam forte colaboração com instituições estrangeiras, com intercâmbios para mobilidade de discentes, que pode ser caracterizada pelos projetos em cooperação internacionais, capacitação de docentes (estágio sênior ou pós-doutorado), e visitas técnicas.
O PPGBAS está localizado no iLIKA, importante instituto de pesquisa da UFPE. O iLIKA recentemente se tornou uma estação de pesquisa da Universidade de Nagasaki (Japão), onde a instituição japonesa está fornecendo apoios estruturais, de equipamentos e de formação. Com isso, diversos pesquisadores japoneses frequentam o iLIKA, fomentando um ambiente de pesquisa internacional para a maioria dos docentes e discentes do PPGBAS. Prevê-se um fortalecimento da inserção dos pesquisadores japoneses no PPGBAS, permitindo projetos de pós-graduação desenvolvidos em conjunto e com oportunidades de intercâmbio de discentes.
Desde sua fundação, o PPGBAS mantém colaborações com dezenas de instituições ao redor do mundo.
Dentre os parceiros internacionais podemos citar instituições europeias (Portugal, Itália, Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, etc.), africanas (Malawi, Moçambique, Angola, etc), asiáticas (Japão, Catar, Arábia Saudita, Iraque, etc.) e americanas (EUA, Argentina, México, etc.).
Adicionalmente, o PPGBAS conta com membros colaboradores do programa, vinculados a instituições internacionais, além de contar com a participação de alunos estrangeiros regularmente matriculados no programa.