Comissão de Direitos Humanos (CDH)
Sobre
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II Congresso Internacional de Direitos Humanos e Cultura de Paz
On-line
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Comissão de Direitos Humanos - 25 anos
Auditório João Alfredo, Reitoria, Campus Recife
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XIX Semana de Cultura de Paz
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e Niate de Ciências Biológicas.
PROGRAMA CULTURA DE PAZ E CIDADANIA (PROPAZ)
PROGRAMA CULTURA DE PAZ E CIDADANIA (PROPAZ)
Programa Cultura de Paz e Cidadania (PROPAZ)
O PROPAZ/UFPE surgiu em 2013 como um programa de extensão universitária vinculado à PROExC. O PROPAZ congrega diversos projetos de extensão dedicados à promoção da humanização e da cultura de paz, fundamentados nos conceitos de Direitos Humanos e qualidade de vida.
Um dos pilares do Programa é a formação acadêmica dos estudantes. Por meio de rodas de diálogo e participação ativa em todas as etapas das ações – desde sua concepção até as estratégias de aplicação - o PROPAZ permite que os discentes vivenciem a realidade das comunidades. Essa imersão os prepara para situações que poderão enfrentar em suas futuras profissões, estimulando a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. A coordenadora do programa destaca, por exemplo, o projeto de extensão sobre humanização, "realizado pelos discentes, uma atividade muito dinâmica que tem como objetivo a valorização do ser, da vida e das suas relações com o outro e com o mundo".
Desde sua criação, dezenas de discentes de diversos cursos, como: Serviço Social, Psicologia, Direito, História, Letras, Filosofia, Ciências Biológicas e Odontologia, Secretariado e Comunicação Social, já participaram do Programa. Além da atuação em projetos de extensão, o programa incentiva aos estudantes a participação em congressos e seminários, bem como a elaboração de artigos científicos e grupos de pesquisas.
Dentre os vários projetos que mantém em seu rol, destaca-se no PROPAZ, o Projeto Cultura de Paz nas Escolas. Instituído desde 2015, o projeto atualmente é coordenado pela professora Maria José Luna e pelo técnico administrativo Wellington Lima, ambos integrantes da Comissão de Direitos Humanos da UFPE. Composto por servidores e estudantes da universidade, o projeto dedica-se a promover atividades formativas e vivenciais. Tais ações são elaboradas para fomentar o desenvolvimento de uma Cultura de Paz em múltiplos contextos educacionais, pautando-se em princípios de inteligência emocional, estratégias de autocuidado, cuidado com o próximo e com o meio ambiente, além de técnicas de gestão de conflitos e mediação escolar e comunitária.

PROJETO HUMANIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
PROJETO HUMANIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
Sobre o Projeto O projeto "Humanização no Ensino Superior", criado em 2014, visa promover a cultura de paz e a convivência democrática na comunidade universitária, por meio de atividades formativas e interativas. O projeto utiliza dinâmicas e eventos de reflexão sobre identidade e convivência, focando em ações cotidianas que fomentam o respeito mútuo, a valorização da vida e a participação social. A iniciativa se estende a diversos cursos e setores da Universidade, buscando a formação de uma sociedade mais justa, solidária e saudável. Além de atividades externas, o projeto prioriza o fomento da paz interior e a disseminação de valores através de rodas de cuidado, círculos restaurativos, danças circulares e ciclos de debates. | ||||||||
Justificativa A justificativa do projeto reside na necessidade de resgatar e fortalecer valores humanos essenciais no ambiente acadêmico, muitas vezes marcado pela competitividade e individualismo. A Universidade, enquanto espaço de formação integral, deve ir além da excelência técnica e científica, promovendo uma cultura de paz e solidariedade. A prática da humanização no ensino superior é crucial para o desenvolvimento de uma conscientização cidadã, que se manifesta na participação social e na convivência democrática. Ao valorizar a vida e o respeito mútuo, o projeto contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, solidária e saudável, conforme a visão de pensadores como Marcelo Pelizzoli, que discute a ética do cuidado, a ecologia e a espiritualidade. As atividades do projeto, como as oficinas de círculos restaurativos, fundamentam-se nas abordagens de Howard Zehr, considerado o principal teórico da Justiça Restaurativa, que busca a reparação e a reconstrução de relações. | ||||||||
Objetivos Objetivo Geral: Promover a humanização na comunidade universitária por meio da disseminação de atividades formativas, de reflexão e de convivência democrática, contribuindo para a formação de uma cultura de paz e cidadania. Objetivos Específicos: Fomentar a reflexão sobre identidade, convivência e a importância de ações cotidianas que promovam o respeito mútuo e a valorização da vida. Incentivar a participação social e democrática dos membros da comunidade universitária. Desenvolver habilidades e valores que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária. Promover o bem-estar e a paz interior através de práticas como rodas de cuidado, círculos restaurativos e danças circulares. | ||||||||
Metodologia A metodologia do projeto é baseada em uma abordagem participativa e dialógica. Dentre as atividades, destacam-se: Workshops, oficinas, seminários, ciclos de debates e eventos formativos para promover estudos, observação, reflexão, interação, conscientização e critica social. Detalhadamente, as atividades incluem: Rodas de Diálogo e Rodas de Cuidado: Espaços de escuta e acolhimento para fortalecer os vínculos e a empatia na comunidade. Oficinas de Círculos Restaurativos: Baseadas nas práticas de Howard Zehr para a resolução de conflitos e a reparação de danos, visando à reconstrução das relações. Danças Circulares e Atividades Lúdicas: Práticas de sensibilização que promovem a interconexão, a cooperação e a expressão de sentimentos. Ciclos de Debates: Eventos abertos ao público para discutir temas relevantes sobre direitos humanos, ética e a construção de uma cultura de paz. Eventos Formativos e de Reflexão: Atividades que visam a disseminação de valores e a obtenção de habilidades, contribuindo para a conscientização democrática e a participação cidadã. |

II Congresso Internacional de Direitos Humanos e Cultura de Paz
II Congresso Internacional de Direitos Humanos e Cultura de Paz
O II Congresso Internacional de Direitos Humanos e Cultura de Paz acontece simultaneamente com a XX Semana de Cultura de Paz, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ambos os eventos exploram o tema "Desafios Contemporâneos da Democracia na Sociedade 5.0".
Os eventos, 100% online, ocorrerão nos dias 21, 22 e 23 de outubro e prestará uma homenagem a Prof.ª Eliete Santiago.
A programação é estruturada em torno de quatro trilhas temáticas centrais:
- Democracia e Participação Social: Desafios Contemporâneos: discute desde o papel das mídias sociais e da liberdade de expressão até os impactos éticos e políticos da inteligência artificial (IA) na democracia e nos direitos digitais.
- Direitos Humanos, Educação, Diversidade e Inclusão para uma Cultura de Paz na Era Digital: aborda temas como os direitos dos povos originários, igualdade de gênero, diversidade, inclusão de pessoas com deficiência, justiça restaurativa e migrações.
- Justiça Social, Políticas Públicas e Sociedade 5.0: examina o sistema penal, a segurança pública, as novas relações de trabalho e os desafios da Indústria 5.0, incluindo a discriminação algorítmica e o cibercrime.
- Justiça Ambiental e Desenvolvimento Urbano Inclusivo e Sustentável: foca em questões como direito à cidade, urbanismo sustentável, mudanças climáticas, racismo ambiental, e os desafios da mobilidade e moradia em uma perspectiva global.
O II Congresso Internacional de Direitos Humanos e Cultura de Paz oferece um espaço multidisciplinar para a discussão dos dilemas atuais da democracia e dos direitos humanos na era da tecnologia e da inovação.

EBOOKS CULTURA DE PAZ
EBOOKS CULTURA DE PAZ
Em construção

PROJETO CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS
PROJETO CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS
Sobre o Projeto Desde 2013, o Projeto Cultura de Paz nas Escolas se dedica à promoção de atividades formativas e vivenciais, de inclusão e inovação, no contexto educacional, reforçando os ideais do PROPAZ, com ênfase nos direitos humanos. O Projeto Cultura de Paz nas Escolas promove a educação humanista e transformadora. Suas ações integram inteligência emocional, práticas de autocuidado, cuidado com o outro e com o meio ambiente. Ao valorizar a diversidade e estimular a escuta ativa, o projeto fortalece vínculos e previne violências. Formar para a paz é formar para a vida. Em síntese, o projeto se dedica a promover atividades formativas e vivenciais. As ações são elaboradas para fomentar o desenvolvimento de uma cultura de paz em múltiplos contextos educacionais, pautando-se em princípios de inteligência emocional, estratégias de autocuidado, cuidado com o próximo e com o meio ambiente, além de técnicas de gestão de conflitos e mediação escolar e comunitária. As reflexões e ações no âmbito da educação apontam para a importância do desenvolvimento de relações interpessoais positivas, a partir dos diversos cenários educacionais (tanto formais, como não formais), para que possamos caminhar no sentido da construção partilhada de ações eticamente sustentadas e humanamente saudáveis. A Educação formal, por sua vez, é cenário importante para o desenvolvimento humano, em seus diversos processos – cognitivos, interpessoais, socioemocionais, entre tantos outros – e a escola é um ambiente fundamental para a construção e a disseminação de uma cultura de paz para a sociedade como um todo. Com este projeto trabalharemos com escolas do Estado de Pernambuco e nossas intervenções estarão ligadas ao entendimento de que a paz precisa ser cultivada individualmente, e compartilhada na relação com os outros e com o ambiente. Assim, com atividades vivenciais planejadas, o projeto levará estudantes e docentes da escola a passarem a desenvolver ações de Cultura de Paz, pautadas em conceitos ligados à inteligência emocional e à saúde mental, a partir de estratégias de autocuidado, cuidado com os outros e cuidado com o ambiente. Com esta ação formaremos multiplicadores (entre os estudantes e docentes beneficiados com as vivências) e, consequentemente, podemos gerar mudanças significativas no cotidiano das pessoas envolvidas – tanto no âmbito pessoal, como nos relacionamentos interpessoais cotidianos – de modo a proporcionar a possibilidade de uso de estratégias de resolução de problemas baseadas no conhecimento de si, na não violência, na empatia, na harmonia com todos os seres e com o meio ambiente. | ||||||||
Justificativa Esta proposta de Extensão – ao disseminar a Cultura de Paz e a cidadania, através de técnicas de intervenção diversas (que vão desde o mindfulness até o cultivo de plantas) – articula-se ao Ensino e à Pesquisa e tem potencial para se transformar, futuramente, em uma Ação Curricular de Extensão dos Cursos de Graduação da UFPE. Sendo assim, para o Ensino e para a pesquisa, o presente projeto contribuirá para o registro das ações desenvolvidas, com potencial para produzir dados sobre as mudanças geradas nos participantes, em função da intervenção proposta. Além disso, este projeto prevê a participação de discentes de diversos cursos de graduação da UFPE, o que o transforma também em cenário para diálogos interdisciplinares e para a ampliação de conhecimentos. Por outro lado, o contato dos alunos do Ensino Fundamental com estudantes da Universidade também tem potencial de gerar motivação e interesse para a ampliação dos percursos formativos de ambos e para criar uma rede de multiplicadores dos conceitos de Cultura de Paz e cidadania. | ||||||||
Objetivos Geral: Desenvolver competências de autocuidado, cuidado com o outro e com o ambiente entre estudantes, visando o desenvolvimento de posturas proativas frente à Cultura de Paz e cidadania. Específicos: 1. Capacitar estudantes da UFPE para serem facilitadores de ações de intervenção com grupos de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental; 2. Desenvolver encontros vivenciais – a partir de técnicas de intervenção grupal e baseados nos temas do cuidado, do autocuidado e do cuidado com o outro – com estudantes da Escola parceira. 3. Avaliar o grau de receptividade da proposta. 4. Produzir registros das ações desenvolvidas, para construção de reflexões teóricas e publicação sobre a intervenção. | ||||||||
Metodologia Após o primeiro encontro da equipe executora, em reunião de apresentação do projeto, com a turma colaboradores (estudantes que participarão da intervenção), os coordenadores desenvolverão encontros regulares (a partir de cronograma planejado de comum acordo com a escola), com atividades grupais previamente planejadas, dentre elas: atividades de dinâmica de grupo, jogos, desafios, vivências lúdicas, exercícios de respiração consciente e de cuidado (nos três aspectos previstos pelo projeto), contação de histórias, oficinas etc. A equipe desenvolverá os temas e atividades tendo como base a temática da Cultura de Paz, utilizando-se de material confeccionado com os estudantes e que será destinado às escolas, permitindo sua utilização pelos seus profissionais de cada escola nas etapas posteriores ao projeto. Todas as etapas de intervenção ocorrerão na escola e deverão contar com a supervisão de professores e coordenadores da própria escola. A avalição se dará ao fim de cada intervenção, quando os facilitadores farão uma avaliação (numa roda de conversa) da ação desenvolvida com o grupo de estudantes e professores que participou da vivência. Ao fim de todas as intervenções propostas verificaremos os progressos alcançados em função das intervenções na escola, para a reelaboração de ideias para a continuidade da proposta em anos posteriores. Apresentamos a seguir uma proposta de cronograma para as ações a serem desenvolvidas: Apresentação e Preparação da Equipe: Visitas da equipe de extensionistas à escola, para conhecer a instituição, apresentar-se à turma que vai participar das intervenções e ajustar junto à escola o calendário das intervenções. Formação inicial: Os estudantes extensionistas que conduzirão as ações na escola, deverão passar por encontros, com a equipe de docentes coordenadores, para estudo treinamento em técnicas e preparação de materiais que deverão ser usados nas intervenções. Intervenções na escola: Ao longo desses meses serão feitas as intervenções – os extensionistas responsáveis pelas intervenções farão registros fotográficos e diários de campo de cada ação desenvolvida. Encerramento do semestre: Atividade vivencial entre equipe da escola e extensionistas para avaliação do Projeto desenvolvido e planejamento da continuidade das ações a cada semestre. Elaboração do relatório parcial: Reflexões e produção de relatório parcial com registro das atividades desenvolvidas. Retomada das ações na escola: Ao longo dos semestres (fevereiro a junho e julho a novembro) serão feitas as intervenções em turmas de sexto ano, conduzidas pela equipe de extensionistas e mediadas pelos alunos do nono que se beneficiaram das intervenções. Paralelamente, serão feitas atividades de formação para novos extensionistas. Os extensionistas responsáveis pelas intervenções seguirão com a prática de produzir registros fotográficos e diários de campo de cada ação desenvolvida. Atividades vivenciais entre equipe da escola e extensionistas para avaliação do Projeto que vem sendo desenvolvido: Intervenções na escola. Atividades vivenciais entre equipe da escola e extensionistas para avaliação do Projeto desenvolvido: avaliação e produção do relatório parcial das atividades, pelos extensionistas. Elaboração de artigo sobre a experiência de Extensão. |
XIX Semana de Cultura de Paz
XIX Semana de Cultura de Paz
UFPE promove a XIX Semana de Cultura de Paz em 2024
A UFPE, através da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara (CDH) e do Espaço de Diálogo e Restauração (EDR), promoverá nos dias 10 e 12 de dezembro, a XIX Semana de Cultura de Paz, um evento que conectará a graduação e a pós-graduação através de atividades e experiências na seara dos direitos humanos e da cultura de paz.
Serão dois dias dedicados a diálogos e compartilhamento de experiências, bem como oficina, exibição de curta/documentário e lançamento de livros e e-books. A XIX Semana de Cultura de Paz é um evento tradicional na UFPE e esse ano o tema será: "Direitos Humanos e Cultura de Paz: sociedades pacíficas e inclusivas, em alinhamento com a Agenda 2030 da ONU".
O evento é aberto ao público. A participação confere certificado mediante inscrição presencial nos dois dias, com início a partir das 9h30, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e às tardes com oficina e exibição de filme, no Niate de Ciências Biológicas.
A programação completa do evento pode ser conferida nos seguintes links:
LinkedIn da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara
www.ufpe.br/cdh
www.ufpe.br/edr
Mais informações
E-mail: comissao.direitoshumanos@ufpe.br

XVII Semana de Cultura de Paz
XVII Semana de Cultura de Paz
XVII Semana de Cultura de Paz será realizada no dia 05 de outubro
Eventos serão realizados nos formatos presencial e on-line
Acontece no dia 05 de outubro a XVII Semana de Cultura de Paz da UFPE, realizada pelo Espaço de Diálogo e Reparação (EDR) em parceria com a Comissão de Direitos Humanos (CDH) e com a Universidade Holística Internacional da Paz (UNIPAZ). O evento é apoiado pelo Programa de Cultura de Paz (PROPAZ) e pelo Programa de Ensino, Pesquisa e Ação (Biofilia). Aberto aos públicos interno e externo, o evento contará com uma programação diversificada nos formatos presencial e remoto (com transmissão pelo canal oficial da UFPE no Youtube). As atividades conferem certificados de atividades complementares. Mais informações podem ser conferidas nos sites: www.ufpe.br/edr e ou www.ufpe.br/cdh.
Programação
Manhã – 9h às 12h – Evento Presencial
Oficina: “Raízes Sistêmicas do Bem-Estar”.
Facilitadores: Prof. Dr. Marcelo Luiz Pelizzoli (CFCH/EDR)
Prof.ª Dra. Cecília Patrícia Alves Costa (CB/Biofilia)
Local: Niate de Biociências, Sala 107.
Inscrições pelo formulário On-line
Vagas: limitadas – evento aberto ao público, mas sujeito a lotação.
Tarde – 14h às 16h – Evento On-line
Workshop: “Vivenciando a Cultura de Paz”.
Painelistas do PROPAZ: Adrielly Perrini Teixeira, Alexandra Vitória Carneiro da Cunha, Ítalo Vinícius Ferreira da Silva e Kelly Ketley Silva Batista
Moderadores: Msc. Wellington Lima de Andrade (EDR/CDH)
MSC. Morgana do Nascimento (EDR/CDH)
Local: Transmissão ao vivo pelo canal no oficial da UFPE no YouTube
Inscrições pelo formulário On-line
Vagas: evento aberto ao público
Tarde – 16h às 18h - Evento Online
Palestra-Debate: “Bem-estar em Tempos de Reconstrução”.
Palestrante: Prof. Dr. Guilherme Moura (CCSA/Comissão de Humanização, Saúde Mental e Bem-estar)
Debatedor: Prof. Dr. Luiz Francisco Buarque de Lacerda Júnior (CAC)
Moderador: Prof. Dr. Marcelo Luiz Pelizzoli (CFCH/EDR)
Local: Transmissão ao vivo pelo canal no oficial da UFPE no YouTube
Inscrições pelo formulário On-line
Vagas: evento aberto ao público
Noite – 19h30 às 21h30 – Evento Presencial
Palestra-Debate: “A Dança da Vida em Tempos de Reconstrução”.
Facilitadores: Betânia Freitas (UNIPAZ) - Palestrante
Prof. Dra. Maria de Fátima Galdino Cavalcanti (CCS/EDR/PROPAZ) – Moderadora
Leila Albuquerque (UNIPAZ) - Moderadora
Local: Sede da UNIPAZ. Rua Dr. Enéas de Lucena, 244, Encruzilhada, Recife-PE
Inscrições pelo formulário On-line
Vagas: evento aberto ao público
I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Cultura de Paz
I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Cultura de Paz
Nota Pública aos Congressistas
Prezados Congressistas e Autores,
A Comissão organizadora do Congresso Internacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública (CIDHCPSP) informa, para todos e todas, que vem envidando todos os esforços necessários para que a publicação do E-book ocorra ainda esse ano.
Nesse sentido, os artigos aprovados foram enviados para publicação pela Editora da UFPE que ficou responsável também pela revisão e diagramação. Entretanto, em virtude dos trâmites burocráticos e editoriais, somados também à redução do quadro de servidores da Editora Universitária (três servidores adoeceram, alguns com Covid) estamos ainda sem data definida para a publicação e lançamento do E-book do CIDHCPSP.
Diante das razões elencadas, lamentamos que a publicação precise ser postergada por mais algum tempo. Estamos mantendo contato frequentemente com a direção da Editora Universitária pedindo prioridade e agilidade no processo. Reiteramos nossa preocupação com o atraso da publicação, apesar de todos os artigos entregues à Editora, e inclusive com a informação de que já estão no prelo «em (vias de) publicação».
Tão logo tenhamos uma resposta mais precisa, acerca da finalização dos trabalhos editoriais, informaremos a todos os autores e congressistas. Nesse sentido, pedimos desculpas aos autores e congressistas pelo atraso e seguimos envidando todos os esforços possíveis para alcançar nosso objetivo de disponibilizar, em breve, o E-book do CIDHCPSP.
Cordialmente,
Comissão Organizadora
Congresso Internacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública
E-mail: cidhcpsp.submissao@gmail.com

V Congresso Nacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública
V Congresso Nacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública
V Congresso Nacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública
Evento híbrido e gratuito, ocorrerá entre os dias 03 a 05 de outubro. As conferências serão on-line e as oficinas presenciais.
Entre os dias 03 a 05 de outubro, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE, realizar-se-á simultâneamente o V CONADH 2023 e a XVIII Semana de Cultura de Paz.
Os eventos serão híbridos e gratuitos, com certificado de 24h*.
Submissão de Artigos - apresentação oral - 17/07 a 31/08.
Os eventos são idealizados e realizados pelo Espaço de Diálogo e Reparação e pela Comissão de Direitos Humanos da UFPE. Nesse ano de 2023, pretendemos promover o diálogo científico fortalecendo as diversas visões do direito. Para tanto, vamos tecer reflexões pautadas em cinco trilhas temáticas que objetivam ampliar a compreensão dos direitos humanos sob a perspectiva dos desafios éticos, normativos, tecnológicos, educacionais, ambientais, econômicos, sociais e políticos.
Vamos juntos formar uma grande sinergia!
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Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Artes e Comunicação (CAC) - Sala CDH Dom Helder Câmara.
Avenida da Arquitetura, S/n - Cidade Universitária, Recife - Pernambuco - Brasil - CEP 50740-550 - E-mail: comissãodireitoshumanos.ufpe@gmail.com