Centro Acadêmico do Sertão (CAS)
Visor de contenido web Visor de contenido web
Nome: Engenharia em Energia Renováveis
Diretrizes Curriculares: Resolução CNE 2/2019
Vagas: 100 (cem vagas) anuais
Entradas: 1ª entrada (50 vagas) e 2ª entrada (50 vagas)
Carga Horária: 3.600 horas
Duração do Curso: Mínimo 10 semestres / Máximo 18 semestres
Turnos: Manhã/Tarde (integral)
Modalidade das aulas: Presencial
Título Conferido: Engenheiro de Energias Renováveis; Engenharia de Energias Renováveis
Visor de contenido web Visor de contenido web
Acesse aqui a grade de disciplinas 2025.2
Prof. Daniel Gonzalez Rodriguez
Doutor em Tecnologias Energéticas e Nucleares - UFPE
Desde 2017 integra o Grupo de Engenharia de Reatores no Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE) em Recife-PE. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco CAS-UFPE e atua como coordenador do curso de Engenharia de Energias Renováveis.Tem vários artigos científicos publicados na área energética, com ênfase em processos de produção de hidrogênio, eficiência energética, reatores nucleares inovativos e termoidraúlica nuclear. Possui 15 anos de experiência no ensino superior, principalmente nas disciplinas de Resistência dos Materiais, Mecânica, Modelagem de processos de Engenharia, Métodos dos Elementos Finitos, Transferência de Calor em Regime bifâsico, Análise de Reatores Nucleares, Introdução ao Cálculo, Introdução à Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas de Eenrgia.
Profª. Naiana Santos Da Cruz Santana Neves
Doutora em Engenharia Química - UFPE
Professora do curso de Engenharia de Energias Renováveis da UFPE no Centro Acadêmico do Sertão (CAS) e atual Vice-Diretora do Campus. Doutora, Mestre e Bacharel em Engenharia Química pela UFPE, com pós-doutorado em Engenharia Ambiental pela UFRPE. Tem experiência em síntese, caracterização e dopagem de "Metal Organic Framework". Outra área de atuação, é na aplicação de Processos Oxidativos Avançados (POA), seja em processos homogêneos ou em processos heterogêneos com uso de catalisadores suspensos, em suporte ou na forma de eletrodos para a degradação de contaminantes orgânicos (corantes têxteis ou alimentícios e compostos farmacêuticos), além da remoção destes por processos adsortivos utilizando diferentes resíduos agroindustriais. Tem expertise em tratamento de diferentes tipos de efluentes industriais (têxteis, de sanitizantes e farmacêuticos) por diferentes tipos de tratamentos avançados, especialmente por tratamentos eletroquímicos utilizando sistemas sustentáveis de alimentação energética. Durante sua atuação no CETENE/MCTI, participou de projetos voltados ao aumento de TRL, com foco em transição tecnológica e desenvolvimento de sistemas piloto para tratamento de águas e efluentes.
Profª. Rebeca de Almeida Silva Cavalcanti
Doutora em Engenharia de Processos - UFCG
Atuou como professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lotada no Departamento de Química na área de Tecnologia das fermentações e processos industriais orgânicos e inorgânicos, com ênfase na produção de açúcar e álcool. Atuou em projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) unidade ALGODÃO em parceria com a empresa Santa Anna Bioenergia (BA), com projeto desenvolvido na área de transformação de biomassa, realizando estudos agronômicos e químico analíticos de pós-colheita na caracterização e transformação da biomassa de Agave para produção de etanol, sequestro de carbono e ração animal nas condições do Semiárido brasileiro. Pesquisadora no Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão com Águas e Tecnologias Ambientais, do(a) Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Profª. Shyrlane Torres Soares Veras
Doutora em Engenharia Civil - UFPE e Doutora em Microbiologia - UAM
Atuou principalmente nos Laboratórios de Saneamento Ambiental e Biologia Molecular (LSA/LABIOTA) do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE até novembro de 2021. Até 2024 trabalhou na concessionária de saneamento Águas de Teresina (Grupo AEGEA) como Especialista na área de Eficiência Operacional do Centro de Controle e Operações (CCO) atuando como suporte às operações de água e esgoto, bem como aos laboratórios de controle de qualidade de água e de esgoto da unidade.
Prof. Valentin Paschoal Perruci
Doutor em Tecnologias Energéticas e Nucleares - UFPE
Atualmente, investiga a complementaridade entre sinais e critérios de seleção de variáveis, bem como a criação de algoritmos de otimização e automação de escolhas. Outras experiências incluem: a) desenho de centrais eólicas (micrositing); b) dimensionamento de centrais solares; c) garantia de qualidade de dados observacionais; d) detecção e diagnóstico de falhas em sistemas de geração solar e eólica; e) projeto e modelagem de sistemas híbridos eólico-solar associados a banco de baterias.
Coordenador: Prof. Daniel Gonzalez Rodriguez
Vice-coordenador: Prof. Valentin Paschoal Perruci