Pós-Graduação em Ciência da Computação promove defesa de dissertação de mestrado nesta sexta-feira (28)

O aluno João Bosco de Souza Júnior foi orientado pela professora Valéria Cesário Times

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação promove a defesa de dissertação de mestrado “NoSQLClusterAdmin: Uma Ferramenta para Configuração, Gerenciamento e Monitoramento de SGBD NoSQL Fragmentados e Replicados”, de autoria do aluno João Bosco de Souza Júnior. A defesa será apresentada nesta sexta-feira (28), às 9h, no auditório do Centro de Informática (CIn) da UFPE.

O aluno foi orientado pela professora Valéria Cesário Times. Compõem a banca examinadora do trabalho os professores Fernando da Fonseca de Souza (CIn-UFPE) e Flavius da Luz e Gorgônio (UFRN), além da orientadora.

Resumo

Sistemas de gerenciamento de bancos de dados não relacionais, denominados SGBD NoSQL, geralmente apresentam uma arquitetura distribuída entre vários servidores, o que permite a fragmentação e replicação dos dados. Isso permite o processamento distribuído e, consequentemente, um melhor desempenho na manipulação de grandes volumes de dados. Para as tarefas de configuração, gerenciamento e monitoramento dessa arquitetura distribuída, os administradores de SGBD NoSQL necessitam de ferramentas auxiliares, pois, na proporção que a estrutura aumenta (dados e servidores), estas tarefas se tornam cada vez mais dispendiosas, complexas e sujeitas a erros. Durante esta pesquisa, foram identificadas várias ferramentas com o propósito de auxiliar os administradores nas tarefas de configuração, gerenciamento e monitoramento de SGBD NoSQL fragmentados e replicados. Contudo, as ferramentas estudadas são predominantemente restritas para uso em um único SGBD NoSQL, tendo em vista as distinções de arquitetura distribuída e procedimentos adotados para realização das tarefas de configuração, gerenciamento e monitoramento por cada SGBD. Outra limitação observada diz respeito às funcionalidades disponíveis nessas ferramentas, que, em muitos casos, se restringem a auxiliar na realização apenas de uma das três tarefas citadas. Assim, este trabalho apresenta a especificação, projeto, implementação e avaliação de uma ferramenta web e open source, denominada NoSQLClusterAdmin, cuja contribuição principal é auxiliar os administradores de bancos de dados nas tarefas de configuração, gerenciamento e monitoramento de SGBD NoSQL fragmentados e replicados, independente da solução de SGBD adotada. Outra contribuição é o fato da ferramenta uniformizar os procedimentos para configuração, gerenciamento e monitoramento dos SGBD, independente da solução NoSQL utilizada. A ferramenta foi avaliada por meio de testes de usabilidade aplicados com estudantes e profissionais com experiência no manuseio desse tipo de SGBD.

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação
(81) 2126.8430/4712