PRH 38.1 convida todos para Webinar

Vem aí o webinar N. 17/2021 do PRH-ANP38.1 !!!

Título: Potencial e desafios tecnológicos para produção e uso de microalgas em ambiente marinho para captura de CO2

Palestrante: Prof. Marius Nils Muller

Data: 14/10 (quinta-feira) às 18h

Para participar pelo google meet: https://meet.google.com/sdv-tcpi-nvd

Nesta edição abordaremos o tema: "Potencial e desafios tecnológicos para produção e uso de microalgas em ambiente marinho para captura de CO2", com a presença do Prof. Marius Nils Muller. Dr. Müller, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, é um biogeoquímico marinho, doutor pela Universidade de Kiel, Alemanha, com pesquisas de Pós-doutorado realizadas na França, Austrália e no Brasil. Atualmente, é Professor Visitante na Universidade Federal de Pernambuco, onde está desenvolvendo pesquisas na área das Ciências da Terra, abordando questões e estrategias para mitigar a crise ambiental enfrentada pela humanidade. Além do seu interesse nas ciências exatas, Dr. Müller trabalha e coopera com outras áreas acadêmicas, o que resultou na criação de um curso online gratuito sobre as muitas facetas do tempo cronológico (https://www.coursera.org/learn/offtheclock) e na participação no grupo de estudos “Simbioses Humano-Tecnologias”, orientado por Lucia Santaella, que discute os novos desafios e condições para a sociedade brasileira sob o desenvolvimento e uso da “inteligência artificial” (https://catedraoscarsala.wordpress.com/).

Abstract:
Desde a Revolução Industrial, a humanidade está degradando vários serviços ecossistêmicos com efeitos parcialmente irreversíveis. As mudanças climáticas antropogênicas estão intimamente ligadas à saúde e ao funcionamento da biosfera. O excesso de CO2 liberado de combustíveis fósseis na atmosfera está impactando os ecossistemas através de alterações nas condições e na variabilidade do clima, e interagem adicionalmente com outros drivers ambientais, incluindo a eutrofização e a poluição. Um impacto frequentemente encontrado é a acumulação e o excesso de carga de nutrientes e de contaminantes urbanos e industriais em sistemas aquáticos de água doce e marinha. O sequestro de CO2 atmosférico, a mitigação e remediação de ecossistemas afetados são cruciais para segurar a biodiversidade, o saneamento e consequentemente, a saúde humana para os próximos séculos. Microalgas fotossintetizantes têm um enorme potencial de fixar dióxido de carbono, nutrientes e contaminantes, e transforma-los em biomassa no curto prazo, que aplicada em grande escala pode desacelerar, interromper e, eventualmente, reverter as atuais ameaças ambientais. Esta tecnologia empregada promove também a produção de um subproduto valioso em termos de biomassa de microalgas (e.g. matéria-prima de biocombustível, fertilizante, produtos de saúde, cemento) que pode ser a base de novas economias verdes e circulares. Porém, a aplicação, na prática, enfrenta diversos desafios que precisam ser discutidos e resolvidos. Aqui, vou apresentar o enorme potencial de microalgas no sequestro de CO2 em sistemas aquáticos e discutir os diversos desafios do momento atual.

Mais Informações:
Coord. do programa: Márcio das Chagas Moura (UFPE)
Pesquisador Visitante (PV): Paulo Estevão
Email: prh38.1@ceerma.org; paulo.estevao@ufpe.br
YouTube PRH 38.1
Se inscreva no canal e ative o lembrete para não perder!

Data da última modificação: 10/03/2022, 15:58