Visita Técnica da ANP ao CEERMA enfatiza relevância e desempenho do PRH-ANP 38.1

Márcio Moura, coordenador do PRH38.1 e professor de eng. De Produção, apresentando sobre o programa aos membros da ANP, bolsista e professores.

No dia 25 de Maio de 2023, ocorreu uma importante visita técnica ao Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA). A equipe que visitou as instalações do CEERMA era composta por quatro integrantes, representando a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Dentre os participantes, estavam presentes Raphael Moura (Superintendente de Tecnologia e Meio Ambiente do PRH-ANP) e Mariana Rodrigues França (Superintendente Adjunta de Tecnologia e Meio Ambiente do PRH-ANP). O objetivo principal da visita foi conhecer as instalações do CEERMA e obter uma visão geral do programa PRH-ANP 38.1, intitulado “Gestão da Sustentabilidade, Análise de Riscos e Modelagem Ambiental na Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural, Energia e Biocombustíveis”.

Durante a visita, foram abordados diversos tópicos relacionados ao programa. Houve uma apresentação detalhada do PRH-ANP 38.1, feita pelo coordenador, Prof. Márcio das Chagas Moura. Também foram destacados os seguintes pontos:

1. Apresentação dos laboratórios e ênfases do programa: Os representantes da ANP puderam conhecer as instalações laboratoriais do CEERMA e entender as áreas de pesquisa e desenvolvimento enfocadas pelo programa PRH-ANP.
  2. Comissão Gestora: A equipe da ANP teve a oportunidade de conhecer a estrutura da comissão gestora responsável pela coordenação do programa PRH-ANP 38.1 e entender seu papel na promoção de projetos e iniciativas de pesquisa.
  1. Bolsistas e Orientadores: Foram apresentados dados sobre os bolsistas e orientadores vinculados ao programa PRH-ANP, demonstrando a importância desses profissionais na condução dos estudos e pesquisas. Destaca-se o sucesso do programa com uma taxa atual de ocupação de bolsas de 97%.
  2. Exemplos de estudos em andamento: Foram compartilhados exemplos de estudos e pesquisas em andamento no âmbito do programa PRH 38.1, evidenciando a relevância e o impacto dessas investigações para o setor energético e ambiental.
  3. Atualização do website e LinkedIn: Foi ressaltada a importância da manutenção de um website e perfil ativo no LinkedIn, com o intuito de divulgar as atividades e conquistas do programa PRH-ANP.
  4. Realização de webinars durante a pandemia: Durante o período de pandemia, foram realizados webinars com o objetivo de manter a interação e o compartilhamento de conhecimentos entre os participantes do programa PRH-ANP.
  5. Disciplinas oferecidas pelo programa: Foi apresentada uma lista das disciplinas oferecidas pelo programa, destacando-se a atuação do professor visitante Paulo Estevão na ministração dessas aulas.
  6. Cursos promovidos pelos alunos: Os alunos do programa PRH 38.1 têm promovido cursos, como introdução a Python, oficinas de sustentabilidade e cursos com palestrantes externos, ampliando o conhecimento e incentivando a troca de experiências.
  7. Procedimento Operacional Padrão: Durante a visita, foi enfatizado o desenvolvimento do Procedimento Operacional Padrão, garantindo a qualidade e padronização dos processos no âmbito do programa PRH 38.1.
  8. Uso de taxa de bancada: O coordenador Márcio das Chagas Moura também discutiu o uso da taxa de bancada em diversas aplicações, como experimentos, insumos para laboratórios e participações em congressos, enfatizando a importância da gestão eficiente desses recursos.

Professor Márcio Moura expondo as ênfases do PRH 38.1.

A visita técnica ao CEERMA foi bastante esclarecedora, proporcionando um panorama completo do programa PRH-ANP 38.1 e demonstrando o compromisso da ANP em apoiar e incentivar a pesquisa e o desenvolvimento na área de gestão da sustentabilidade, análise de riscos e modelagem ambiental na exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural, energia e biocombustíveis. A parceria entre a UFPE e a ANP promete impulsionar ainda mais a inovação e a busca por soluções sustentáveis no setor.

Data da última modificação: 30/05/2023, 15:14

Coordenador do PRH -ANP 38.1 e representantes da ANP.

Membros representantes da ANP debatendo sobre sucesso do programa com o coordenador Márcio Moura.