Bolsista do PRH-ANP-FINEP 38.1,Tarsila Sousa Lima, defende Trabalho de Conclusão de Curso em Oceanografia.

O Programa de Formação de Recursos Humanos PRH-38.1–ANP–FINEP–UFPE divulga a defesa do trabalho de conclusão de curso e parabeniza a Tarsila Sousa Lima, aluna do curso de bacharelado em Oceanografia e bolsista do prh-38.1, que aconteceu no dia 22 de fevereiro, às 14h, na sala 2 do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado "UNDERSURFACE OCEAN CURRENT ENERGY IN THE SOUTHWESTERN TROPICAL ATLANTIC". A banca examinadora foi presidida pelo Prof. Dr. Marcus André Silva, orientador de Tarsila, e composta pelos professores, Profa. Dra. Nadège Bouchonneau da Silva e Prof. Dr. Paulo Estevão Lemos de Oliveira.

Durante a defesa, Tarsila Sousa Lima apresentou os resultados de sua pesquisa, que explorou o potencial energético das correntes oceânicas subsuperficiais no Atlântico Tropical Sudoeste. Sua investigação representa uma contribuição significativa para a Oceanografia, oferecendo insights valiosos sobre essas correntes e sua possibilidade de serem utilizadas como fonte de energia renovável. Além disso, Tarsila delineou seus planos futuros, que incluem o início de seu mestrado em março e um novo foco de pesquisa na análise do potencial de transporte de sedimentos frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, particularmente a elevação do nível do mar.

Tarsila Sousa Lima expressa sua sincera gratidão ao Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP-FINEP) pelo apoio financeiro concedido, suportado com recursos provenientes do investimento de empresas petrolíferas qualificadas na Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Resolução ANP nº 50/2015. Sem esse apoio, a realização deste trabalho não teria sido possível. Tarsila agradece profundamente pelo incentivo e suporte ao seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

O título e resumo do trabalho são descritos a seguir:

TÍTULO: UNDERSURFACE OCEAN CURRENT ENERGY IN THE SOUTHWESTERN TROPICAL ATLANTIC

Resumo

As estratégias de mitigação das alterações climáticas incluem a redução da dependência dos combustíveis fósseis e o aumento da contribuição de fontes de energia renováveis na matriz energética. As fontes de energia renováveis oceânicas, como as correntes marinhas, surgem como uma alternativa promissora para diversificar a matriz energética. No Sudoeste do Atlântico Tropical, o potencial energético das correntes superficiais foi previamente investigado. Porém, a presença da Subcorrente Subsuperficial Norte do Brasil (NBUC) nesta região levou à investigação do potencial dessa corrente para a geração de energia. Dados climatológicos foram utilizados para avaliar a densidade de potência da corrente (CPD) em diferentes níveis verticais. Os resultados mostraram quatro hotspots para aproveitamento energético de correntes marinhas com CPD superior a 1000 Wm-2. Os hotspots do Maranhão (MA) e Ceará (CE) na superfície foram relacionados à Corrente Norte do Brasil e os hotspots do Rio Grande do Norte (RN) e Paraíba (PB) foram relacionados à NBUC em profundidades entre 150 e 250 m. Todos os hotspots identificados foram consequência de interações de fluxo e topografia, em particular das mudanças na dinâmica das correntes devido às mudanças de direção da linha costeira e das isóbatas da quebra da plataforma. Uma comparação entre os hotspots foi feita em termos de proximidade da costa, proximidade de blocos de exploração de petróleo e gás, estabilidade do núcleo atual e ausência de sistema de recifes profundos na plataforma subjacente. Os resultados indicam que, apesar dos desafios na exploração devido ao núcleo atual estar em camadas mais profundas, a corrente subsuperficial fornece um CPD mais forte e sazonalmente mais estável do que as correntes superficiais. Em última instância, a investigação sobre a geração de energia a partir de correntes marinhas ainda está numa fase inicial e precisa de colmatar as lacunas de conhecimento, tais como os impactos ambientais, os desafios para as infraestruturas e os custos relacionados com a exploração energética das correntes marinhas.

Data da última modificação: 15/03/2024, 16:42