Professor orientador do PRH38.1 foi considerado como sendo um dos mais influentes pesquisadores da área de Pesquisa Operacional

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (Sobrapo) divulgou artigo que lista as universidades latino-americanas mais importantes na área de Pesquisa Operacional, com a Universidade Federal de Pernambuco ocupando posição de destaque. O artigo, intitulado “An Overview of Operations Research/Management Science in Latin America”, apresenta uma visão do desenvolvimento, na região da América Latina, do campo científico da Pesquisa Operacional, uma das quatro áreas básicas da Engenharia de Produção, conforme classificação do CNPq.

Na UFPE, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) vem ao longo dos anos realizando um notório trabalho na área da Pesquisa Operacional, uma das duas áreas de concentração de pesquisa do programa. Além de ocupar um papel de destaque nacional neste campo, o PPGEP tem expandido sua influência internacional, além de manter, desde 2018, o conceito 7 na avaliação da Capes.

O artigo analisa a produção científica de todas as universidades da América Latina (incluindo o México na América do Norte, bem como todos os países do Caribe e da América do Sul) na área de Pesquisa Operacional, usando como fonte a base da Web of Science. Vários indicadores, resultados e impactos foram evidenciados, considerando a quantidade de artigos produzidos no tema e sua repercussão no mundo, incluindo as citações. Um dos produtos do trabalho foi a elaboração de um ranking com o top 25 dessas universidades, no qual a UFPE ocupa a 11ª posição.

Os resultados também mostram uma lista dos 25 autores da América Latina mais influentes no mundo na área Pesquisa Operacional, entre os quais estão dois docentes do PPGEP da UFPE. O professor Adiel Teixeira de Almeida alcançou a 8ª posição e o professor Cristiano Alexandre Virgínio Cavalcante, a 18ª posição da lista.

Fonte: Ascom UFPE 18/12/23

Data da última modificação: 19/12/2023, 09:44