Notícias Notícias

Voltar

PRH38. 1 tem o primeiro bolsista da Pós Graduação concluindo o ciclo de formação

O Programa de Formação de Recursos Humanos PRH-38.1–ANP-FINEP–UFPE divulga a defesa da dissertação do bolsista e aluno do programa de Pós Graduação do curso de Engenharia de Produção (PPGEP) – Paulo Gabriel Santos Campos de Siqueira, que acontecerá na quarta-feira dia 16 de fevereiro do ano de 2022, às 14hs, em ambiente virtual e online pelo google meet.

O trabalho teve orientação do professor e coordenador do PRH38.1, Márcio José das Chagas Moura, do Departamento de Engenharia de Produção/CTG, que presidirá a banca examinadora, sendo a mesma, composta pela Prof da UFPE - Isis Didier Lins - Examinadora Interna e a examinadora externa será Marília Abílio Ramos PhD. Research Scientist at University of California, Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos

 

 

Defesa de Dissertação de Bolsista do PRH38.1 ANP-FINEPPPGEP-UFPE

PAULO GABRIEL SANTOS CAMPOS DE SIQUEIRA

DATA: 16/02/2022

HORA: 14:00 h

LOCAL: Online- meet.google.com/yfx-tmhr-trv

TÍTULO: STOCHASTIC MODEL FOR QUANTITATIVE ECOLOGICAL RISK ASSESSMENT OF OIL SPILLS NEAR FERNANDO DE NORONHA ARCHIPELAGO

Resumo do Trabalho:

Acidentes industriais, como vazamentos de produtos tóxicos, têm causado danos catastróficos aos ambientes ecológicos (animais e plantas), de modo que se faz necessário um método eficaz de avaliação dos riscos ecológicos. O elevado número de embarcações, incluindo petroleiros que circulam pelo globo, juntamente com eventos extremos como tempestades tropicais além de ciclones devido ao aquecimento global, aumenta o risco de possíveis vazamentos de óleo afetar as ilhas oceânicas. No Brasil, o Arquipélago de Fernando de Noronha (AFN) possui status de Unidade de Conservação, protegendo espécies endêmicas e mantendo um ecossistema insular saudável. Além disso, as consequências de um derramamento podem ser agravadas, uma vez que o AFN carece de infraestrutura e planos de mitigação para tais acidentes. A metodologia utilizada para quantificar esses riscos é baseada em modelagem populacional estocástica, e pode considerar eventos extremos e raros, como vazamentos de óleo. Ela considera tanto a frequência de ocorrência do evento quanto a magnitude dos efeitos ecológicos adversos, sendo capaz de quantificar os riscos ecológicos como probabilidade de extinção (ou declínio) de uma determinada espécie representativa do ecossistema. Além disso, também é possível prever as respostas das populações à exposição tóxica por meio de características como a abundância populacional. Outros modelos são integrados à avaliação: (i) simulação da trajetória do óleo no oceano para calcular a concentração de óleo atingindo o arquipélago, e (ii) análise de variabilidade populacional Bayesiana, com o objetivo de estimar as frequências de ocorrência de acidentes a partir de bancos de dados e opiniões de especialistas. Com isso é possível avaliar os riscos ecológicos causados por tais acidentes e resumir esses resultados em categorias de risco para serem facilmente comunicados ao público em geral. Finalmente, os resultados do risco forneceriam informações relevantes que auxiliarão os tomadores de decisão a evitar tais eventos desastrosos e/ou mitigar seus impactos.

 

               

Data da última modificação: 23/03/2022, 14:46