PRH-ANP-38.1 busca maior integração entre os alunos da UFPE e o Grupo Olho D’Água

No dia 01/12/23, bolsistas do PRH-ANP e membros do capítulo da SPE-Brasil, acompanhados dos PVs Paulo Estevão e Allan Albuquerque, participaram de uma visita técnica na Usina Central Olho D’água, localizada no município de Camutanga estado de PE. A empresa é uma referência no setor sucroenergético do Brasil e seus indicadores de desempenho são referências e benchmark. A usina tem uma bela história na superação de desafios e com grande resiliência e com mais de 100 anos, seus diretores acreditam na importância dessa indústria para geração de emprego e renda e na transição energética em Pernambuco.

A visita teve início com o gerente de RH, José Oscar de Mendonça Júnior, que fez uma apresentação institucional do grupo Olho D’Água, em especial, da usina, que dá o nome ao grupo empresarial, tamanha é a sua importância. Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de assistir vídeos sobre os processos produtivos da indústria e do agronegócio da cana-de-açúcar. Essa indústria presta um grande serviço ambiental e social para o estado de Pernambuco, e por isso, deve ser considerada na modelagem de uma Transição Energética Justa. Sendo assim, os Programas de Recursos Humanos da PRH-ANP da Agência Nacional do Petróleo estão comprometidos em apoiar essas iniciativas para que seus egressos tenham essa consciência, e cada vez mais, professores, graduandos, mestres e doutores da UFPE possam contribuir com pesquisas aplicadas e apoio na inovação aberta.

A visita continuou com um tour em algumas áreas especificas do empreendimento, dessa vez, em companhia da Enga Elétrica, Jayne dos Santos Lima, responsável pela geração termoelétrica utilizando como combustível a biomassa da cana. Embora muito jovem, Jayne está terminando o seu doutorado na UFPB, parabéns e toda a nossa admiração! Isso é magnifico, educação continuada para os profissionais da indústria.

Sabemos que o bagaço da cana é um resíduo que terá um grande papel para descarbonização dos processos térmicos que utilizam combustíveis fósseis. No ano de 1982, comecei a minha vida profissional como engo químico nesta usina e muitas vezes a sobra desse resíduo era tão grande que causava um problema para garantir a sua estocagem de forma segura. (Paulo Estevão).

Os alunos continuaram na visita e tiveram a oportunidade de ver as caldeiras realizando a combustão desse resíduo, gerando vapor de água superaquecido e por sua vez, produzindo a energia elétrica nos turbogeradores. Essa indústria é um grande exemplo de elevada eficiência no uso de energia térmica, sabemos que esse é um tema de grande interesse para avançarmos na transição energética.

A visita finalizou com a entrega ao gerente geral da usina, Gentil Ferreira Filho de uma pequena lembrança como agradecimento pela oportunidade de uma experiência magnifica fora da sala de aula. Como retribuição, ele gentilmente marcou a visita com palavras, que de forma muito educativa, comentou com os alunos da importância de se observar os valores das empresas quando na escolha para o primeiro emprego. “Criem raízes na empresa escolhida e se for convidado para trocar de empresa, gentilmente agradeçam assim. “Pelo dobro do valor, agradeço, mas não vou, e se for além desse valor, eu não mereço”

Neste dia, a Usina Olho D´Água Inspirou, Orientou e Motivou nossos Alunos.

Por tudo isso, agradecemos ao Dr. Arthur Tavares de Melo Neto – Diretor vice-presidente do grupo Olho D’Água pela oportunidade dessa experiência.

Data da última modificação: 11/12/2023, 15:24