Notícias Notícias

Voltar

Petrobras realiza visita técnica ao CEERMA para desenvolvimento de metodologias inovadoras na construção de poços de petróleo

Equipe do CENPES se reúne com especialistas do CEERMA para discutir avanços em testes de confiabilidade.

Na última semana, três integrantes do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CENPES) da Petrobras realizaram uma visita técnica ao Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA). O objetivo da visita foi o acompanhamento do desenvolvimento de metodologias inovadoras, por parte da equipe do CEERMA, para análise de confiabilidade e planejamento de testes aplicados ao desenvolvimento de tecnologias de poços de petróleo.

Isis Lins, professora do departamento de eng. de Produção e pesquisadora do CEERMA, apresentando sobre a metodologia desenvolvida

Isis Lins, professora do departamento de eng. de Produção e pesquisadora do CEERMA, apresentando sobre a metodologia desenvolvida.

Durante a visita técnica, que ocorreu da terça-feira à sexta-feira, (23 a 26 de maio de 2023), a equipe do CENPES participou de apresentações sobre a metodologia desenvolvida, discutindo em detalhes os módulos, simulações numéricas e estudos de caso. No segundo dia, foram abordadas questões relacionadas à flexibilidade da metodologia, aplicações em diferentes equipamentos, monitoramento do risco e análise de dados parcialmente relevantes, além da apresentação dos relatórios que estão sendo desenvolvidos. No terceiro dia, o foco foi o projeto de continuidade da parceria do CENPES com o CEERMA, trançando objetos futuros de estudo voltados a requisitos de confiabilidade, otimização de testes e exploração de métodos em diferentes níveis de desenvolvimento. No último dia, foram discutidos o produto tecnológico e a patente da metodologia, além do esclarecimento de dúvidas sobre o projeto. 

Apresentação de July Macedo, doutora e professora substituta do Departamento de Engenharia de Produção e pesquisadora do CEERMA, sobre agregação de dados.

A visita técnica da equipe do CENPES ao CEERMA representa um importante passo na busca pela inovação e aprimoramento das práticas de completação de poços de petróleo, visando a segurança e a confiabilidade desses sistemas. A parceria entre a Petrobras e o CEERMA objetiva contribuir com resultados significativos para a indústria do petróleo, além de fortalecer a colaboração entre instituições de pesquisa e a disseminação de conhecimentos avançados na área.

                    

Equipe de pesquisa do CEERMA ao lado dos representantes do CENPES.

Data da última modificação: 30/05/2023, 15:07