LABOGEO-DOCEAN recebe do PRH-38/ANP novos equipamentos para análises sedimentológicas

Os equipamentos irão aumentar a capacidade e eficiênciaanalítica relacionadas a pesquisas em desenvolvimento sobre a pegada de Carbono na costa de Pernambuco

O Laboratório de Sedimentologia do Departamento de Oceanografia (DOCEAN) da UFPE recebeu, no mês de setembro deste ano, equipamentos para auxílio das atividades de pesquisa. Esses itens foram adquiridos através da taxa de bancada dos bolsistas do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo (PRH 38.1/ANP).

A estufa de circulação forçada, o forno mufla e a centrífuga irão auxiliar no processamento das amostras sedimentarespara desenvolvimento de pesquisassobre o sequestro e estoque de carbono em ambiente de manguezal desenvolvida pelo aluno de mestrado Arthur Gomes e o doutorando Francisco Nascimento Neto, com orientação do professor Dr. Roberto Lima Barcellos. Além disso, os equipamentos irão colaborar com a formação de diversos alunos de graduação e pós-graduação através do Laboratório de Sedimentologia do DOCEAN.

A estufa de circulação forçada é utilizada em diferentes etapas do processamento da amostra sedimentar, com homogeneidade térmica e eficácia no controle de temperatura. O forno mufla é um equipamento para laboratório utilizado para testes de queima (calcinação) e/ou aquecimento de amostras a altas temperaturas para determinação do teor de matéria orgânica e carbonato de cálcio. Já a centrifuga é utilizada para separação de líquidos e sólidos.

Manguezais são um dos ecossistemas com maior estoque global de carbono (C), por unidade de área, sendo o maior entre qualquer ecossistema oceânico tropical. Esse sequestro de C ocorre devido à combinação da alta produtividade e baixas taxas de decomposição, com a alta capacidade dos sedimentos finos em absorver matéria orgânica. Portanto, é um ambiente que contribui com o sequestro de C da atmosfera, indicando seu potencial para mitigação das emissões de gases do efeito estufa e, deste modo, contribuindo para neutralidade da pegada de carbono de empresas e governos.

Data da última modificação: 18/11/2022, 15:29