Inscrições Abertas para Mestrado e Doutorado Acadêmico no PPGEP: Processo Seletivo 2024

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece a oportunidade de ingressar no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) em 2024. O edital de inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico já está disponível, trazendo todas as informações necessárias para os candidatos interessados.

Datas Importantes:

As inscrições estão abertas no período de 1º de agosto a 15 de setembro de 2023. A avaliação dos candidatos ocorrerá em uma etapa única, compreendendo a avaliação do conhecimento em relação às linhas de pesquisa do programa e a análise documental. Este processo se estenderá de 22 de setembro a 17 de novembro de 2023. O resultado dessa etapa será divulgado no dia 20 de novembro de 2023.

Após a divulgação do resultado inicial, haverá um período de prazo recursal. Esse prazo estará aberto de 21 a 22 de novembro de 2023. O resultado final, considerando os recursos apresentados, será anunciado no dia 11 de dezembro de 2023.

Os candidatos aprovados terão a oportunidade de efetuar suas matrículas no mês de março de 2024. O calendário exato do início das aulas será definido pelo curso e informado após a matrícula.

Processo de Inscrição:

As inscrições serão realizadas por meio do SIGAA/UFPE, utilizando o link disponibilizado no edital. Para os candidatos interessados no Doutorado, é importante observar que testes de proficiência em inglês são aceitos como parte da inscrição. As opções incluem TOEFL, IELTS ou Duolingo.

O edital completo, juntamente com os formulários de inscrição e os anexos necessários, estão disponíveis para download no site da PPGEP.

PRH 38.1:

Além disso, destaca-se a relevância do Programa de Recursos Humanos (PRH) 38.1 - Análise de Riscos e Modelagem Ambiental na Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás. Vinculado ao Departamento de Engenharia de Produção da UFPE, este programa apresenta um enfoque direcionado à indústria de petróleo, gás natural, biocombustíveis e energias renováveis, com oportunidade de bolsas para pós-graduandos.

O PRH 38.1 tem sua base física no prédio do Centro de Estudos e Ensaios em Riscos e Modelagem Ambiental (CEERMA), uma instalação multidisciplinar localizada no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG-UFPE). Acreditação pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP) confirma a qualidade das atividades desenvolvidas no centro. O programa se destaca pelas seguintes ênfases:

I) Engenharia de Confiabilidade: Abrangendo áreas como Testes Acelerados de Vida, Prognostic Health Management, Resiliência e Gestão de Ativos Físicos.

II) Análise e Gerenciamento de Riscos Tecnológicos e Modelagem Matemática de Impactos Ambientais: Concentrando-se na exploração e produção de petróleo e gás natural em ambientes offshore, considerando tanto os riscos tecnológicos quanto os impactos ambientais.

III) Inteligência Artificial Aplicada à Ciência dos Dados e Visão Computacional: Explorando aplicações de inteligência artificial, ciência dos dados e visão computacional para otimização de processos na indústria do petróleo.

IV) Modelagem de Arranjos Produtivos para Integração Energética: Abordando a integração da produção de biomassa, energia eólica e solar com a indústria de petróleo, visando uma maior sinergia entre essas fontes.

Data da última modificação: 31/08/2023, 17:28