Ex bolsista do PRH 38.1 participa da 11ª edição do Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (PDPETRO)

Entre os dias 09 e 12 de novembro de 2022 ocorreu a 11ª edição do Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis – PDPETRO, cuja temática central foi “O Papel da Indústria do Petróleo na Transição Energética”. O evento foi uma realização da Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), e aconteceu na cidade de Belém, capital do Pará. O PDPETRO reuniu pesquisadores, estudantes (graduação e pós) e profissionais da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis para discutir - por meio de palestras, mesas redondas, apresentações de trabalho e minicursos - os avanços científicos e tecnológicos da área, integrando os conhecimentos da academia com a indústria nacional. Na ocasião, o ex-bolsista do PRH 38.1 e aluno da graduação em oceanografia, Eduardo Araújo, participou do evento utilizando recursos financeiros fomentado pelo programa.

O aluno Eduardo, além de participar das atividades práticas oferecidas pelo PDPETRO, realizou uma apresentação na modalidade poster de sua pesquisa final desenvolvida durante o PRH 38.1, intitulada de ‘Evidências de hidrocarbonetos petrogênicos no sedimento da plataforma continental do Nordeste brasileiro na época do derramamento de óleo de 2019’, que teve como co-atores os professores Gilvan Takeshi Yogui (orientador da pesquisa), Antônio Vicente e Mirella Borba, e do Dr. Lino Angel Valcárcel Rojas e Mrs. Daniel Galvão. O trabalho ocorreu no primeiro dia do evento (09/11) na categoria de Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Sustentabilidade.

O trabalho avaliou a presença de hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos em sedimentos superficiais na plataforma continental externa do Nordeste e interna de Pernambuco na época do derramamento de óleo de 2019, considerado o maior acidente ambiental já registrado no Atlântico Sul, investigando fontes potenciais dos compostos encontrados. Neste contexto, o estudo forneceu evidências robustas que sugerem a presença de óleo em duas amostras de sedimento coletadas na plataforma continental externa da Região Nordeste: uma no Rio Grande do Norte e outra na Paraíba. A presença desse óleo pode estar associada ao derramamento ocorrido no segundo semestre de 2019 ao largo da costa brasileira. Dessa forma, destaca-se na pesquisa o potencial de investigação de fontes potenciais de hidrocarbonetos em ambientes marinhos, bem como o estabelecimento de linhas de bases para as concentrações desses compostos, servindo para futuras comparações na mesma região de estudo.

A participação do aluno no PDPETRO foi uma enorme oportunidade para troca de informações com diferentes profissionais que atuam no campo de P&D em petróleo e energias renováveis, contribuindo para o fomento de informações e parcerias.

Data da última modificação: 15/11/2022, 14:57