EDITAL N.º 02/2021 - Processo Seletivo para Bolsas de Graduação nos Cursos de Engenharia de Produção, Oceanografia e Engenharia Elétrica/Eletrônica da UFPE

O coordenador do Programa de Formação de Recursos Humanos PRH-38.1 (“Análise de Riscos e Modelagem Ambiental na Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás”), através da deliberação da sua comissão gestora e em cumprimento com as normas estabelecidas pelo PRH/ANP-Gestão Finep, e do convênio assinado entre as partes UFPE/ANP/FINEP na data de 21/11/2019 e publicado no D.O.U em 24/01/2020, comunica à comunidade acadêmica da UFPE, que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de 08 (oito) bolsas de graduação para alunos dos cursos de graduação em Engenharia de Produção, Oceanografia e Engenharia Elétrica/Eletrônica. Os candidados precisam ter concluído todas as disciplinas do ciclo básico e possuir, no mínimo, 24 meses até a conclusão de seu curso.

O objetivo do PRH é a capacitação dos seus bolsistas, o desenvolvimento da pesquisa científica aplicada e de ações de extensão universitária voltadas para a indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis e sua integração com as energias renováveis. O programa oferece aos discentes da UFPE uma formação adicional com ênfase nas tendências tecnológicas das seguintes áreas do conhecimento:
I). Engenharia de confiabilidade em sistemas de produção em ambiente offshore;
II). Análise de risco tecnológico e modelagem dos impactos ambientais;
III). Estudo e modelagem de novos arranjos produtivos que sejam capazes de integrar a geração de energia renovável com o uso dos combustíveis fósseis;
IV). Uso da inteligência artificial e a ciência dos dados no contexto da gestão de risco.

Soma-se a isso, a determinação de estimular a inovação e o empreendedorismo no ambiente acadêmico, além de fortalecer a relação com empresas envolvidas no programa, de tal forma a proporcionar retorno técnico-científico aos agentes financiadores.

O Edital completo está disponível aqui.

As inscrições estão abertas até o dia 02/05/2021 e os candidatos devem preencher o formulário de inscrição no link https://bit.ly/3dLQZGD

Maiores informações estão disponíveis através do email prh38.1@ceerma.org

RESULTADO DA 1º ETAPA