Notícias Notícias

Voltar

Doutorando do PRH 38.1 participa de atividade de campo em Cananéia-SP com pesquisadores da USP, UNESP e UFPE

Na semana passada, entre os dias 19 e 24 de setembro de 2021, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia e bolsista PRH 38.1, Francisco Cordeiro do Nascimento Neto e, seu orientador, Professor Dr. Roberto Lima Barcellos (DOCEAN-UFPE) participaram de trabalho de campo em uma área de manguezal no Parque Estadual Ilha do Cardoso, município de Cananéia, Estado de São Paulo. Esse Parque está inserido dentro da Reserva da Mata Atlântica do Sudeste, um dos Patrimônios Naturais Mundiais da UNESCO.

O trabalho de campo referente ao projeto FAPESP “MultiHab” teve como objetivo principal a aquisição de imagens multiespectrais a partir de VANT (veículo aéreo não-tripulado ou drone), estrutura florestal, amostras sedimentares e pré-processamento de dados coletados no manguezal, validando-os. Essa metodologia irá embasar o desenvolvimento da tese do doutorando na estimativa do carbono estocado pela floresta em sua porção acima da superfície. Os dados também serão utilizados em uma análise comparativa das estimativas de estoque de carbono acima e abaixo da superfície dos manguezais da Ilha do Cardoso (Cananéia/SP) com o de Suape (Cabo de Santo Agostinho/PE). O primeiro em uma região protegida, com pouca interferência humana, e o segundo, foco na tese, com diversos setores econômicos interferindo direta ou indiretamente.

Participaram também das atividades Prof. Dr. Luís A. Conti (USP-Leste) e a Profª. Dra. Marília Cunha-Lignon (UNESP-Registro), com seus respectivos orientandos. Adicionalmente a aquisição de dados, essa pesquisa em campo, além de conhecimento, possibilitou contato profissional-acadêmico e parcerias futuras para publicações que serão geradas a partir da atividade realizada.

 

 

Data da última modificação: 10/03/2022, 15:58