Notícias Notícias

Voltar

Defesa de Dissertação de Bolsista do PRH-38.1-ANP-FINEP-PPGEPUFPE: MARIANA SOUZA MENEZES

O Programa de Formação de Recursos Humanos PRH-38.1–ANP–FINEP–UFPE divulga a defesa da dissertação da bolsista e aluna do programa de Pós Graduação do curso de Enga de Produção (PPGEP) – Mariana Souza Menezes, que acontecerá na segunda-feira dia 21 de fevereiro do ano de 2022, às 14hs, em ambiente virtual e online pelo google meet.

O trabalho teve orientação do Professor Cristiano Cavalcante do Departamento de Engenharia de Produção/CTG, que presidirá a banca examinadora, sendo a mesma, composta: Profª Caroline Maria de Miranda Mota (PPGEP/UFPE) – examinadora interna e o Prof. André Luís Policani Freitas (Laboratório de Engenharia de Produção/UENF) – examinador externo

DATA: 21/02/2022

HORA: 14h:00

LOCAL: Online - meet.google.com/rct-bciy-xwn

TÍTULO: MODELO MULTICRITÉRIO PARA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DE COMPONENTES DE SISTEMAS COMPLEXOS

Resumo:

Sistemas complexos usualmente operam sob condições de risco, fator que requer uma abordagem adequada para apoiar o planejamento da manutenção, de maneira que se torna importante se voltar para o gerenciamento do risco desses sistemas em múltiplas dimensões. Adicionalmente, muitas vezes a arquitetura do sistema de produção, as condições de operação ou mesmo os padrões de trabalho podem impor algumas dificuldades para a inspeção e manutenção dos componentes de um sistema. Neste sentido, esta pesquisa propõe uma metodologia para apoiar o planejamento de manutenção de componentes de sistemas complexos, avaliando as suas criticidades. A metodologia está envolvida em uma abordagem multicritério para apoiar a classificação do nível de criticidade em cada componente do sistema, considerando os impactos que os eventos de falha podem ter em múltiplas dimensões, sendo estas: financeira, humana, ambiental e operacional.

Neste sentido, a metodologia baseou-se na aplicação dos conceitos da Teoria da Utilidade e do método ELECTRE TRI, através do qual foi possível designar componentes de um sistema complexo a classes pré-estabelecidas de riscos de maneira a auxiliar na tomada de decisão para ações mitigadoras de riscos.

Data da última modificação: 10/03/2022, 15:47