Bolsistas e Ex Bolsista do PRH 38.1 participam do 20º Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO 2022)

Alunos e professores da UFPE que participaram do evento.

No último dia 13 de novembro, teve início em Natal/RN o 20º Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica. Trata-se de um dos eventos mais importantes do setor e ocorre bienalmente através do gerenciamento da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO). O evento contou com cursos, palestras e apresentações de trabalhos nas modalidades apresentação oral e pôster. Além disso, o evento contou com a participação de grandes empresas como a Keysight Technologies e a RIGOL Technologies que apresentaram as mais recentes soluções para o setor e o planejamento das empresas para o desenvolvimento da tecnologia que irá compor a próxima geração de telecomunicações móveis, o 6G.

O PRH 38.1 marcou presença no evento por meio dos trabalhos apresentados pelos seus dois bolsistas: Leonardo Soares Cavalcante de Miranda (Graduando em Engenharia Eletrônica) e Thales Henrique Castro de Barros (Mestrando em Engenharia Elétrica), ambos orientados pelo Professor Joaquim Ferreira Martins Filho (UFPE), colaborador do PRH 38.1. Os alunos contribuíram para a composição do maior grupo de pesquisadores já enviado pelo Programa de Pós-graduação de Engenharia Elétrica (PPGEE-UFPE), contabilizando 8 pesquisadores, entre graduandos, mestrandos e doutorandos, contando com mais de dez trabalhos científicos apresentados. O evento contou ainda com a participação do Professor Henrique Patriota Alves (UFRPE), ex bolsista de pós doutorado do PRH38.1, que apresentou, com a colaboração do mestrando Thales Castro, o trabalho intitulado “Modulador Eletro-óptico Integrado à Fibra de Perfil D”.

No dia 15 de novembro, os alunos apresentaram o trabalho “Sensor Digital Multiponto à Fibra Óptica Para Detecção de Óleo” que consiste na fabricação e a caracterização de um sensor capaz de detectar vazamentos de óleo em água. Além disso, o dispositivo também mostrou potencial para utilização em controles de níveis em reservatórios e, através do referenciamento espacial das zonas de medição, também foi possível utilizar as medições obtidas para se obter informações adicionais como a velocidade de espalhamento no caso de vazamentos.

Já no dia 16 de novembro, os alunos apresentaram o trabalho “Medidor de Potência Óptica Para Fabricação de Perfil D Em Fibra Óptica Plástica”. Uma instrumentação de baixo custo, inteiramente desenvolvida no Laboratório de Sensores Ópticos da UFPE que permitiu a fabricação e a caracterização de diferentes tipos de fibras ópticas com perfil D. Esse dispositivo foi fundamental para o desenvolvimento de sensores à fibra óptica capazes de caracterizar misturas de combustíveis, detectar adulterações ou identificar contaminantes.

Por fim, o PRH 38.1 ainda marcou presença no jantar oficial do evento, através da presença do mestrando Thales Castro e dos professores colaboradores Joaquim Martins Filho e Henrique Alves. Nessa ocasião, o Professor Joaquim Ferreira Martins Filho recebeu a honraria máxima do evento: a Medalha de Mérito Acadêmico Prof. Attilio Giarola, que é uma premiação anual, entregue através da indicação dos associados da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica. Para mais informações acesse a notícia já publicada através deste link.

Data da última modificação: 11/12/2022, 19:10

Apresentação do mestrando Thales Castro do trabalho sobre sensor para detecção de óleo.