Notícias Notícias

Voltar

Bolsistas do PRH38.1 ministram minicurso de Python

Aprender a programar tem se tornado essencial para as pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas do PRH 38.1, pois há uma crescente necessidade de desenvolver raciocínio aplicado à formulação e resolução de problemas computacionais nas mais diversas áreas. Diante disso, os bolsistas do PRH 38.1, Lavínia Araújo (mestrado – ciclo 2) e Plínio Ramos (doutorado – ciclo 1), irão ministrar, nos dias 02 e 04 de maio de 2022, o V Minicurso de Python do CEERMA (Centro de Estudos e Ensaios em Riscos e Modelagem Ambiental), ao qual o PRH 38.1 está vinculado.

O minicurso contará com a participação de bolsistas do PRH 38.1, assim como outros alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, orientandos dos professores do CEERMA.

O curso abordará tópicos relacionados a conhecimentos básicos, como funções matemáticas e elementos da linguagem, que são essenciais para quem está começando a programar. Além disso, serão apresentados tópicos um pouco mais avançados, como Machine e Deep Learning, que vêm sendo objetos de estudos do PRH 38.1.

O cronograma será dividido em quatro aulas. As duas primeiras serão em formato assíncrono, isto é, com videoaulas pré-gravadas, abordando os assuntos mais básicos. Já os dois últimos encontros serão síncronos, e ministrados de forma online, tendo como temática os tópicos mais avançados. O cronograma das aulas e temas dos dias podem ser vizualizados abaixo:

 

Datas

Horário

Temas

1

Livre

Livre

Introduction, Python Elements, Control flows statements, math function, lists

2

Livre

Livre

NumPy, SciPy, Matplotlib, Pandas

3

02/05

17-19hrs

Machine Learning: scikit-learn

4

04/05

18-20hrs

Deep Learning, Tensor Flow, Pytorch, etc..

Data da última modificação: 28/04/2022, 16:11