Bolsistas do PRH 38.1 participaram do Rio Oil & Gas 2022, maior evento do setor de Petróleo e gás da América Latina

Membros do PRH 38.1 que participaram do evento. Da esquerda para a direita: Abinadi Rufino, Paulo Estevão, Thales Castro, Márcio Moura, Plínio Ramos

Os bolsistas do PRH 38.1 Abinadi Rufino (graduação), Thales Castro (mestrado) e Plínio Ramos (doutorado) participaram na última semana, 26-29 de setembro de 2022, do maior evento do setor de Petróleo e gás da América Latina: o Rio Oil & Gas (ROG); todos os três bolsistas apresentaram trabalhos científicos no ROG. Além deles, também estavam presentes o coordenador do PRH 38.1, professor Márcio das Chagas Moura, e o professor visitante, Paulo Estevão, que também tiveram agenda na ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para discutir melhorias no Programa de Recursos Humanos (PRH).

A 20ª edição do evento ocupou 6 pavilhões do Boulevard Olímpico (Rio de Janeiro), totalizando mais de 51 mil m², tornando-se a maior ocupação do local desde as Olímpiadas Rio 2016. O congresso contou com mais de 600 trabalhos técnicos, distribuídos nos temas: upstream, midstream e downstream, gás natural e energia, transformação digital, ESG e transição energética. Em conjunto com a exposição, o evento foi encerrado com recorde de participações: mais de 58 mil visitantes durante os quatro dias, além de reunir mais de 400 expositores, confirmando o título de maior plataforma de negócios e geração de conhecimento da indústria de O&G na América Latina.

Boletim 1º dia –

No primeiro dia de evento, dois dos bolsistas do PRH 38.1 participaram da cerimônia de abertura de evento que contou ainda com a presença de diversas autoridades do setor, como o atual ministro de minas e energia Adolfo Sachsida e o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, Roberto Ardenghy. Ao fim da cerimônia de abertura, iniciaram-se as apresentações no congresso do evento, localizado no Armazém Kobra, totalmente reformado para o evento. Nesse primeiro dia de evento, o aluno Thales Castro apresentou o trabalho intitulado “D-shaped optical fiber refractive index sensor for application in fuel oil mixtures and leakage detection”, abordando o desenvolvimento de um sensor óptico capaz de caracterizar combustíveis e detectar vazamentos. O trabalho completo pode ser encontrado aqui.

Boletim 2º dia –

No segundo dia de evento, os bolsistas do PRH 38.1 realizaram uma visita técnica à empresa PRIO (antiga PetroRio), através da parceria entre a SPE Seção Brasil com a PRIO. Os bolsistas assistiram palestras, realizadas por profissionais do setor de recursos humanos e pela gerência de projetos, sobre a dinâmica de funcionamento da empresa e foram apresentados aos principais projetos em execução. Além disso, também participaram de um tour guiado pelas instalações da PRIO e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais a respeito da rotina dos seus funcionários. Posteriormente, no período da tarde, os alunos participaram da exposição de negócios, interagindo com funcionários de algumas das maiores empresas do setor como a Shell e a Petrobras. Através dessa participação, foram apresentadas diferentes iniciativas dessas empresas, bem como as mais recentes tecnologias utilizadas pelo setor.

Boletim 3º dia –

O aluno Plínio Ramos teve sua apresentação no terceiro dia do evento com o título “Drowsiness detection based on data fusion and advanced machine learning models”, que propõe a utilização de inteligência artificial para detecção de sonolência em operadores da indústria de O&G. O trabalho completo pode ser encontrado aqui.

Durante a tarde, o aluno Thales Castro participou do Student Paper Contest 2022, realizado pela SPE Seção Brasil, onde apresentou o trabalho intitulado “Fabrication, Characterization and Application of Refractive Index Sensors Based on D-shaped Optical Fiber in the Oil and Gas Industry”. Nesse trabalho, o aluno abordou os principais resultados obtidos através do desenvolvimento de diferentes sensores à fibra óptica com enfoque para sua utilização na indústria do petróleo e gás. Esse evento contou com a participação de profissionais de grandes empresas do setor como a Petrobras e buscou fomentar o desenvolvimento de trabalhos técnicos no setor.

Boletim 4º dia –

No último dia de evento, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma visita técnica a uma das maiores embarcações especializadas em transporte e abastecimento de combustíveis. A balsa-tanque da companhia dinamarquesa Bunker One mede cerca de 45 metros de comprimento e tem capacidade para carregar mais de 1 milhão de litros de diesel. Toda a visita foi conduzida pelos engenheiros responsáveis e pela tripulação, com destaque para a apresentação dos principais protocolos de funcionamento e de segurança utilizados pela empresa.

O aluno Abinadi Rufino teve sua apresentação no último dia do evento com o título “Sensores raman distribuídos de temperatura à fibra óptica para poço de petróleo - análise de confiabilidade e testes acelerados de vida”, apresentando análises de confiabilidade para o sensor raman, responsável pelo monitoramento de temperatura ao longo do poço de petróleo. O trabalho completo pode ser encontrado aqui

Durante todo o evento, os alunos tiveram suporte dos professores Márcio e Paulo, principalmente no que diz a respeito de contatos com os expositores ali presentes, aumentando ainda mais o network dos alunos com profissionais da indústria de petróleo, gás e energia.

Data da última modificação: 03/10/2022, 19:32

Encontro com membros dos PRHs na reunião da ANP