Bolsista do PRH participa de Exercício de Simulado do Plano de Emergência Individual (PEI) e Plano de Controle de Emergência (PCE) pelo Complexo Industrial Portuário de Suape

No dia 10/11/2021 foi realizado o Exercício de Simulado do Plano de Emergência Individual (PEI) e Plano de Controle de Emergência (PCE) pelo Complexo Industrial Portuário de Suape. O simulado teve o objetivo de avaliar a atuação e tempo de resposta em uma emergência considerando a hipótese acidental de um tombamento de caminhão-tanque com possível vazamento de óleo diesel para o mar. O treinamento foi conduzido pela Autoridade Portuária e a empresa contratada para os serviços emergenciais do PEI e PCE.

A atividade aconteceu no turno da manhã, na área do Cais 1 e foi testado o acionamento do grupo de combate a vazamentos e órgãos públicos responsáveis por dar auxílio a operação, bem como o fluxo de comunicação e a efetividade dos procedimentos de resposta em terra e mar. O exercício teve a presença de representantes de órgãos ambientais intervenientes, tais como a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) e Agência Nacional de Transportes Aquaviário (ANTAQ), que participaram avaliando a eficácia do esforço de resposta e a estrutura de operação.

O simulado foi acompanhado pelo Eduardo Araújo, aluno de graduação em oceanografia do PRH 38.1 e estagiário na Coordenadoria de Gestão Ambiental Portuária do Complexo Industrial Portuário de Suape. A função de Eduardo, assim como os profissionais presentes, foi observar a operação e verificar se ela está conforme o instruído no PEI e PCE.

As atividades se iniciaram às 09:50 com o atendimento inicial prestado pela empresa responsável pelo caminhão relatando a situação para a Autoridade Portuária. Em seguida, com a constatação do risco eminente de escoamento de produto tóxico para o ambiente terrestre e marinho, foi acionada a empresa contratada para atendimentos dessa natureza, onde a mesma enviou equipes em terra e mar para ser realizado o controle e armazenamento do óleo, por meio de mantas absorventes e barreiras de contenção.

Data da última modificação: 10/03/2022, 15:52

Eduardo Araújo durante as atividades do Exercício de Simulado do PEI e PCE