Bolsista do PRH 38.1 tem artigo aprovado na 11ª edição do Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (PDPETRO)

Professor Allan Almeida apresentando o trabalho modalidade poster

Entre os dias 09 e 12 de novembro de 2022, na cidade de Belém, capital do estado do Pará, ocorreu a 11ª edição do Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis – PDPETRO, com temática intitulada “O Papel da Indústria do Petróleo na Transição Energética”. A Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG), juntamente com a Universidade Federal do Pará (UFPA) foram responsáveis pela organização do evento. O congresso reuniu professores, pesquisadores e estudantes da área, além de profissionais da indústria do petróleo, gás e biocombustível, pesquisadores. Através de por meio de palestras, mesas redondas, apresentações de trabalho e minicursos, foram apresentados os principais avanços científicos e tecnológicos na área de petróleo e gás. No evento, Beatriz Almeida, bolsista do PRH 38.1 e aluna de graduação em Engenharia Elétrica da UFPE teve seu trabalho aprovado no evento e uma parceria com o professor Allan Almeida Albuquerque do PRH 48.1 foi possível a apresentação do trabalho intitulado “VERIFICAÇÃO DA REAL REDUÇÃO NO CONSUMO DE ENERGIA NA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA DISTRIBUÍDA – ESTUDO DE CASO” na 11ª edição do PDPETRO.

O trabalho escrito pela bolsista Beatriz foi apresentado por Allan Almeida que realizou uma apresentação na modalidade poster no congresso PDPETRO. Este artigo é um produto da pesquisa desenvolvida ativamente pela bolsista e pela sua orientadora Professora Elielza Moura e que teve como co-atores Elielza Moura, Mariana Batista e Allan Almeida. O trabalho ocorreu no primeiro dia do evento (09/11) na categoria de Novas Fontes de Energia.

O trabalho apresenta os resultados de dois estudos de caso de sistemas instalados nas cidades de Recife e Jaboatão dos Guararapes. A avaliação comparativa da geração através das contas de energia da concessionária e do sistema supervisório online disponibilizado pela empresa fabricante do inversor apresenta resultados consideravelmente divergentes dos estimados via software. Em um dos casos, os valores do desempenho operacional mensal acusam diferenças não compatíveis com a variação das condições ambientais de irradiação e temperatura ambiente, indicativos de ocorrências de falhas, posteriormente detectadas.

Data da última modificação: 11/12/2022, 19:41