Notícias Notícias

Voltar

Bolsista do PRH-38.1 Recebe Prêmio de Melhor Publicação de Mestrado no EPPGEP 2023

A bolsista de doutorado em Engenharia de Produção do PRH 38.1, Lavínia Maria Mendes Araújo, recebeu o prêmio de melhor publicação de mestrado acadêmico durante o Encontro Científico da ANPEPRO (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção), mais conhecido como EPPGEP, realizado de 27 a 29 de setembro de 2023, na cidade do Rio de Janeiro.

O EPPGEP é um evento nacional que tem como objetivos primordiais o fomento à pesquisa na área de Engenharia de Produção e o reconhecimento dos discentes de Pós-Graduação em Engenharia de Produção de todo o Brasil que se destacam em seus programas de estudo. O processo seletivo dos artigos é conduzido de forma descentralizada pelos Programas de Pós-Graduação (PPGs) de todo o país, garantindo assim a seleção dos melhores trabalhos pelos colegiados dos programas.

O trabalho premiado, intitulado "Diagnosis of Rotating Machinery Failure Modes in the O&G Industry via Quantum Machine Learning," foi desenvolvido por Lavínia sob orientação da Profª. Isis Didier Lins, e em colaboração com os Prof. Caio Souto Maior (membro do PRH 38.1), Prof. Márcio Moura (coordenador do PRH 38.1) e Prof. Enrique López Droguett (UCLA). Utilizando técnicas de Aprendizado de Máquina Quântica, a pesquisa de Lavínia demonstra uma abordagem inovadora para a identificação precoce de problemas críticos em máquinas rotativas, contribuindo assim para a eficiência e a segurança da indústria de O&G. Vale destacar que a aluna já foi bolsista de mestrado do PRH 38.1 e agora é bolsista de doutorado, demonstrando a continuidade da pesquisa e da formação de recursos humanos no âmbito do programa.

Destacamos que July Macedo, doutora em Engenharia de Produção, professora e pesquisadora do CEERMA, ganhou no mesmo evento menção honrosa por seu trabalho de doutorado. A pesquisa tem como título "DEVELOPMENT OF NATURAL LANGUAGE PROCESSING-BASED SOLUTIONS FOR RISK ANALYSIS" e foi desenvolvida sob orientação do prof. Márcio Moura e coorientação do prof. Enrico Zio (Politecnico de Milano).

 

Data da última modificação: 02/10/2023, 21:59